Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

iniciativa

Presídio de Sobradinho une sustentabilidade e ecologia na produção de hortaliças

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, 21, o Presídio Estadual de Sobradinho começou a utilizar o material produzido em uma composteira da casa prisional, que será destinado para a produção das hortaliças. A composteira foi um projeto desenvolvido em parceria com a Emater/Ascar de Sobradinho, sob orientação do responsável, Rotieri Guarienti, e da extencionista Maiquieli Roso. Em atividade que durou seis meses, a execução contou com utilização de mão de obra prisional. Os privados de liberdade que trabalham nos cultivos cumprem regime fechado e possuem autorização judicial para a atividade laboral, com vigilância de servidores.

Além disso, também foi construído um minhocário, onde são distribuídos os resíduos orgânicos pré-selecionados conforme o tipo de compostagem. Para viabilizar a execução do projeto, foi realizada uma análise do solo da horta, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Campus Sobradinho, a qual constatou a necessidade de reposição de calcário. A empresa Edem, localizada no município, colaborou com o projeto, doando uma tonelada do produto.

“As parcerias são muito importantes para validar projetos como este. E quanto mais envolverem diferentes setores da sociedade, mais tendem a ser positivas e a alcançar o sucesso”, diz a diretora da unidade prisional, Giselda Cezar. A produção dos cultivos da horta é destinada a organizações não governamentais e a entidades sociais do município, além de servir de complemento à alimentação dos servidores e apenados.

LEIA MAIS: Presídio Regional é revitalizado com uso de mão de obra prisional

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.