Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Atuação

Patrulhas Maria da Penha da região participam de capacitação

Foto: Rafaelly Machado

Cerca de 30 policiais militares integrantes das Patrulhas Maria da Penha em municípios da região participaram, nesta terça-feira, 26, de uma capacitação em Santa Cruz do Sul. O evento é o segundo realizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) em alusão aos 184 anos da Brigada Militar (BM) – o primeiro foi na sexta-feira passada, com as guarnições da Força Tática.

Na ação desta terça, os patrulheiros responsáveis pelo atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas cidades de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Pantano Grande, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul e Mato Leitão, acompanharam uma capacitação ministrada pelo comandante da 1ª e 2ª companhias e chefe do setor de Inteligência do 23° Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), capitão Rafael Carvalho Menezes.

LEIA MAIS: Presídio de Sobradinho une sustentabilidade e ecologia na produção de hortaliças

Conforme o comandante do CRPO/VRP, coronel Valmir José dos Reis, o objetivo é deixar os policiais atualizados sobre as demandas do trabalho. “É um momento de troca de informações e de boas práticas. Temos muitas novidades institucionais de avanços tecnológicos para o atendimento e os policiais precisam estar atualizados. Desde segunda-feira, as certidões que eram preenchidas à mão passaram a ser virtuais, o que deu uma celeridade bem grande, tanto na produção do documento, quanto ao processo de encaminhar o registro ao Poder Judiciário”, disse Reis.

Atendendo todas as classes sociais

Atualmente, 420 mulheres estão na rede de proteção das Patrulhas Maria da Penha somente em Santa Cruz do Sul. Conforme o comandante do CRPO/VRP, o principal objetivo das patrulhas é evitar possíveis feminicídios. “As assistidas que acompanhamos são de todas as classes sociais, desde moradoras de bairros de maior vulnerabilidade, até o condomínio fechado mais requintado do município. Com exceção de Venâncio Aires, onde mantemos uma média, em todos os outros municípios estamos baixando os índices de violência doméstica, o que nos deixa feliz pelo trabalho realizado”, salientou Reis.

Outros eventos envolvendo policiais integrantes das Patrulhas Escolares e o Setor de Inteligência irão ocorrer ao longo dos próximos dias, também em alusão aos 184 anos da BM.

LEIA MAIS: Reunião apresenta programa Vigilância Colaborativa a moradores do Bairro Goiás

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.