Em operação deflagrada na manhã dessa terça-feira, 18, a 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, com o apoio das demais delegacias, desarticulou uma organização criminosa que mantinha um esquema de tele-entrega de entorpecentes para usuários. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, que resultaram na prisão de dois suspeitos. O terceiro envolvido não foi encontrado e segue foragido.
O delegado Guilherme Dill, da 1ª Delegacia de Polícia, explica que o grupo era especializado na tele-entrega de drogas em Santa Cruz. “Essa organização não atuava em um bairro apenas. Eles levavam as drogas na casa dos usuários no horário que eles queriam, fato que dificultava as ações policiais”, disse. “Foi preciso fazer uma investigação mais qualificada para conseguir desarticular.”
LEIA MAIS: Operação contra tráfico de drogas por tele-entrega é deflagrada em Santa Cruz do Sul
Publicidade
O grupo investigado possuía canais de comunicação com usuários onde recebiam e enviavam mensagens para informar sobre as drogas disponíveis com serviço de tele-entrega sem custos. Isso facilitava e ampliava o alcance dos produtos ilícitos.

A Polícia Civil descobriu que três indivíduos, de 26, 29 e 30 anos, atuavam no esquema criminoso. “Dois suspeitos têm um depósito de drogas e recebiam pedidos por mensagem. Após os pagamentos via Pix, acionavam o motoboy, que realizava as entregas”, frisou Dill.
Na operação, os policiais civis prenderam temporariamente o motoboy, de 29 anos, que foi encontrado no Bairro Santo Inácio; e um dos responsáveis, de 26 anos, por receber pedidos, processar e encaminhar as drogas. Esse foi detido no Bairro Arroio Grande. O terceiro investigado, de 30 anos, não foi encontrado no Bairro Schulz.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Réu é condenado a mais de 17 anos por tentativa de homicídio em Santa Cruz
“Os três suspeitos são de classe média e bem relacionados. A nossa ideia é que os presos permaneçam mais tempo recolhidos pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico”, informou o delegado. Segundo ele, os dois presos e o foragido têm antecedentes por tráfico de drogas. Além das prisões, houve o bloqueio das contas bancárias e dos bens dos três investigados.
A operação mobilizou 22 policiais civis e dez veículos. As ordens judiciais foram cumpridas nos bairros Santo Inácio, Schulz, Senai e Arroio Grande, locais utilizados pelo grupo para armazenar drogas, organizar a logística das vendas e operar os canais da tele-entrega. Os dois homens presos temporariamente foram encaminhados para o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade