A implantação do Geoparque do Vale do Rio Pardo poderá ser contemplada por uma série de propostas em andamento com foco no fomento ao turismo. O assunto foi debatido em reunião promovida pela Secretaria Estadual de Turismo com representantes do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e dos cinco Geoparques do Estado (Caminhos dos Cânions do Sul, Quarta Colônia, Caçapava do Sul, Raízes de Pedra e do Vale do Rio Pardo).
No encontro, foram avaliadas estratégias de divulgação e consolidação dos espaços e regiões. Uma campanha sob o slogan Rio Grande do Sul, território de Geoparques, foi apresentada para nortear todas as ações nesse sentido e estará evidenciada em eventos com a participação da Secretaria Estadual. Além disso, a estratégia foi incluída no Plano Brasis – o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do País.
LEIA TAMBÉM: Campanha de restauro da Catedral ultrapassa 50% do valor orçado para a obra
Publicidade
O presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Marquardt, participou do encontro e citou uma pesquisa da Embratur que detectou a alta procura de turistas internacionais a geoparques. “Em Portugal, por exemplo, existe 12 vezes mais procura pelo destino geoparques que pelo destino Serra, tanto direto nas operadoras quanto pela internet”, disse.
Ele lembra que o Rio Grande do Sul costuma divulgar mais a Serra Gaúcha. “A Embratur orienta que se desenvolva esse produto que temos no Estado, colocando-o nas grandes operadoras internacionais.” Marquardt ressaltou que o governo estadual aposta nos geoparques como uma oportunidade para o turismo.
Durante o evento, houve o anúncio de capacitações para os empreendedores da cadeia de negócios dos Geoparques, com promoção da Setur e do Sebrae. Também ocorreu o lançamento do Programa Avançar nos Geoparques, visando a alocação de recursos para investir na infraestrutura dos locais. Para tal, está em fase de formatação um relatório com dados e projetos prioritários dos cinco Geoparques do Rio Grande do Sul, para apresentação ao governo do Estado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz supera marca histórica com 20 mil empresas em atividade
Além disso, ocorreu o lançamento da campanha Venha Viver o Inverno Gaúcho nos Geoparques, que visa mostrar que o Estado está preparado para receber turistas nos meses mais frios, com ações previstas até setembro. A campanha também estimula o turismo interno, voltado aos próprios gaúchos.
Para entender
O projeto foi lançado em julho de 2023, considerando a formação geológica em parte dos territórios de Venâncio Aires, Vale Verde, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz, Vale do Sol, Candelária e Novo Cabrais. Nesses locais, foram encontrados fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos do período triássico.
Publicidade
A partir da criação de um grupo gestor, os geossítios do território foram mapeados. No ano passado, o projeto foi apresentado à Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). A partir da formatação de um estatuto, foi proposta a criação de um Consórcio Intermunicipal para gerenciar o Geoparque e pela busca da certificação junto à Unesco. No entanto, enquanto o consórcio não estiver criado, a Aturvarp continuará administrando o projeto.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade