Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Ibarama

Plantas bioativas em destaque no primeiro dia dos ‘Saberes, Sabores e Sementes Crioulas’

A condição de município turístico do Centro Serra e referência nacional em agrobiodiversidade serão colocadas à prova para Ibarama nesta semana, com a realização de mais uma edição dos Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, evento que deve levar mais de 1,5 mil pessoas ao Ginásio de Esportes João Lazzari. A abertura oficial ocorre na tarde desta sexta-feira, 10, com a presença de autoridades, mas as atividades iniciam já na quinta-feira, 9.

Pessoas de todas as partes do Estado e até de fora do Rio Grande do Sul e do Brasil devem estar em Ibarama nestes dois dias, já que o Saberes, Sabores e Sementes Crioulas congrega outros quatro eventos que ocorrem simultaneamente: o 17º Dia da Troca das Sementes Crioulas, o 7º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, a 7ª Feira da Economia Popular Solidária e o 7º Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas, além do Espaço Solidário de Sementes, Mudas e Plantas Bioativas.

A quinta-feira terá uma das principais atrações deste ano, que é painel sobre plantas bioativas, que inicia às 9 horas, no Centro de Eventos Lorena Wendt Dal Ri. Três palestrantes estarão presentes: Chana de Medeiros da Silva, professora e coordenadora do curso de Farmácia da Unisc; Gervásio Paulus, engenheiro agrônomo e assistente técnico estadual da Emater; e Arnaldo José Basso, engenheiro do Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis.

O trabalho com plantas bioativas é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em Ibarama desde a implementação do escritório, no começo dos anos 90. O objetivo era, principalmente, auxiliar famílias na correta identificação, uso adequado e preservação das espécies. Posteriormente, ganhou destaque no Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, tendo um espaço específico onde os grupos comunitários de mulheres levam mudas para doar e trocar. Neste local, haverá uma oficina pela parte da tarde.

Além disso, existe um horto medicinal na Comunidade Evangélica Luterana, e são realizadas excursões para estudo e cursos que tratam sobre as identificações corretas evitando acidentes com plantas tóxicas, usos adequados e elaboração de receitas com os 14 grupos de mulheres do interior. Ainda é feita assistência a 80 hortos domésticos e três hortos escolares com alunos do interior.

Saberes, Sabores e Sementes Crioulas

O evento é uma realização da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, Prefeitura de Ibarama, Emater/RS-Ascar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Governo do Rio Grande do Sul e Governo Federal. O apoio é oriundo do Arranjo Produtivo Local (APP), Embrapa, CVT/NEA, Capa, FLD, Fetag, Cooperagudo, Sicredi, Afubra, Escola Família Agrícola e Uergs.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.