Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PAPO DE POLÍCIA

Podcast revela bastidores do chamado Caso Kliemann

Foto: Bruno Pedry

Jornalista e escritor, Ricardo Düren é o convidado de Cristiano Silva nesta terça-feira

A dama de vermelho, o chofer de praça, uma cartomante… O chamado Caso Kliemann, que completou 60 anos, é cercado de personagens pitorescos. Envolto em dois assassinatos, o episódio é considerado o maior caso policial da história de Santa Cruz do Sul e gera mistério até hoje. Produzido pela Gazeta Grupo de Comunicações, o podcast Papo de Polícia desta terça-feira, às 20 horas, irá mergulhar nos bastidores desse crime, contados pelo escritor e jornalista investigativo Ricardo Düren, que há 15 anos pesquisa o episódio e está lançando um livro sobre esse tema.

O caso começa em 20 de junho de 1962, quando Margit Kliemann é assassinada na mansão onde morava com o marido, o deputado estadual Euclydes Nicolau Kliemann. O parlamentar imediatamente é levantado como suspeito do crime pela polícia em Porto Alegre, cidade onde o casal santa-cruzense foi morar após ele ser eleito.

LEIA TAMBÉM: Papo de Polícia: quem tem direito a Defensoria Pública gratuita?

Publicidade

Pouco mais de um ano depois, em 31 de agosto de 1963, foi a vez de Euclydes ser assassinado dentro de um estúdio de rádio em Santa Cruz do Sul. Ele foi atingido por um tiro no peito desferido pelo vereador Floriano Peixoto Karan Menezes, o Marechal, durante um debate ácido e ao vivo sobre uma verba para a então Estrada do Arroio Grande (hoje Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann).

Premiado jornalista investigativo, Düren é especialista na área criminal, com formação em Buenos Aires de correspondente de guerra. Foi repórter policial da Gazeta do Sul por dez anos, onde também atuou como colunista, coordenador de produção e editor-executivo. Ex-professor do curso de Jornalismo da Unisc, hoje integra a equipe de editores de Zero Hora, com atuação também no Diário Gaúcho.

Ao apresentador Cristiano Silva, Ricardo Düren ainda revelará bastidores de crimes históricos que cobriu no Vale do Rio Pardo, como o Caso da Menina do Armário, em Rio Pardo; o Caso João da Grama; Os Irmãos Naricos; os crimes da Rua do Arvoredo e o terror espalhado pela quadrilha de Seco nos assaltos a carros-fortes.

Publicidade

Para ouvir a assistir

O Papo de Polícia com Ricardo Düren será veiculado às 20 horas desta terça-feira, 13, no YouTube do Portal Gaz. O podcast tem um modelo inovador e dinâmico. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional que trabalha na gestão e na criação de conteúdo digital e midiático.

A cada programa serão ouvidas pessoas ligadas à área da segurança, desde policiais de diferentes instituições, agentes públicos, médicos e advogados até vítimas, peritos, escritores e outras figuras que atuam no meio. Os episódios são lançados às terças-feiras, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz (youtube.com/portalgaz), onde também fica postado o vídeo completo, que pode ser acessado posteriormente. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Portal Gaz (@portalgaz).

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.