Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LANÇAMENTO

Poesia para todas as estações

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

Os escritores Marli Silveira e Roberto Schmitt-Prym durante a sessão de autógrafos realizada no último sábado na Feira do Livro

Os escritores Marli Silveira e Roberto Schmitt-Prym durante a sessão de autógrafos realizada no último sábado na Feira do Livro

Uma das obras de maior vendagem na 35ª Feira do Livro e na 1ª Festa Literária Internacional, realizadas entre 1º e 10 de agosto, na Praça Getúlio Vargas, teve o grande mérito de reposicionar a poesia clássica japonesa na ordem do dia na rotina de muitos leitores. O volume Inventário das estações: poesia japonesa, de 1500 a 1775 resultou de parceria entre os escritores Roberto Schmitt-Prym e Marli Silveira, membros da Academia Rio-grandense de Letras.

A iniciativa foi da editora Bestiário, da qual Prym é o proprietário e editor, sendo que ele próprio assina a tradução da seleta de poemas, conjunto que organizou em parceria com Marli. Esta, a atual presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, ainda contribuiu com anotações poéticas, fazendo verberar, sob um olhar contemporâneo, imagens, sonoridades e elementos desses quase três séculos abrangidos pelos versos.

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Santa Cruz movimenta público com mais de 23 mil obras comercializadas

Publicidade

Essa antologia contempla haicais, clássica forma de poemas muito apreciada no Japão, caracterizada pela máxima concisão e pelo fulgor das imagens que oferece ao leitor. O haicai é constituído de três versos breves, representando ao autor um desafio enorme diante da necessidade de síntese, sem jamais abrir mão da originalidade e amplitude de sentidos, sentimentos ou percepções. O haicai, relativamente difundido no Brasil, a partir ainda das inúmeras colônias japonesas estabelecidas em diferentes regiões nacionais, é uma derivação do tanka, outra forma clássica de poesia japonesa, nesse caso de 31 sílabas divididas em cinco versos (na extensão 5-7-5-7-7).

Prym possui longo histórico de envolvimento com a poesia japonesa. Em 2023, já traduzira versos para o volume Poemas japoneses de morte. Antes disso, já vertera ao português Todos os haicais, de Ryôkan Taigu (1758-1831), além de difundir a obra mundialmente celebrada do mestre Matsuo Bashô (1644-1694). Agora, com Inventário das estações, proporciona um panorama oportuno da produção de alguns dos maiores ícones da poesia em todos os tempos, muitos lamentavelmente desconhecidos dos brasileiros.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vivencia o circuito da alta literatura

Publicidade

Se a elaboração de um haicai já oferece ao autor um domínio absoluto de linguagem, de sonoridade e de imagética, pode-se compreender facilmente a complexidade de transmitir essa mesma carga de significados em uma outra língua. Só por esse esforço, Roberto Schmitt-Prym e Marli (pela “releitura”) merecem todos os aplausos.

Contribuições para o cenário cultural

Natural de Panambi e radicado em Porto Alegre, Roberto Schmitt-Prym é um dos mais prolíficos entusiastas do mercado editorial gaúcho na atualidade. Pela Bestiário, tem lançado dezenas de autores, nacionais ou estrangeiros, a cada ano, muitos deles com sessões de autógrafos sempre concorridas em feiras, como a da capital. Vários desses escritores e seu catálogo são de Santa Cruz do Sul ou do Vale do Rio Pardo.

Roberto Schmitt-Prym é um dos mais prolíficos entusiastas do mercado editorial gaúcho

Seu esforço cultural foi reconhecido, entre outros meios, no convite para a Academia Rio-grandense de Letras, além de inúmeras premiações, como autor, editor e tradutor. A versão para o português que fez do Giacomo Joyce, de James Joyce, permanece como uma referência. Também publicou Contos vertiginosos, em 2012; Sombra silêncio, em 2018; Lugar algum, em 2020; e No meio do nada, em 2023, entre outros títulos. Como editor, obteve o Prêmio Jabuti em 2023, o mais importante do mercado editorial brasileiro.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.