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Coronavírus

Polícia Civil amplia tipos de ocorrências que podem ser registradas online

O registro de uma ocorrência policial para fatos criminais em geral é a nova ferramenta disponibilizada, desde a última sexta-feira, 20, pela Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil gaúcha. A fim de prevenir o crescimento de casos do novo coronavírus, pela circulação e contato de pessoas, a instituição passa a registrar nos plantões das delegacias apenas casos que exijam a intervenção policial imediata, como homicídio, latrocínio, estupro, roubo, recuperação e devolução de veículos e violência doméstica.

Além da nova ferramenta, que amplia os registros online, criada em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), 29 fatos criminais específicos que já existiam na página e permanecem disponíveis para registro.

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Conforme a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, a medida é de extrema importância, uma vez que a instituição se alia aos órgãos de saúde e autoridades dos setores competentes na luta contra a proliferação do coronavírus.

“É preciso conscientizar a população de que o trabalho da Polícia Civil não parará, mas que alguns serviços podem, sim, ser eficientes e atenciosos, mesmo quando não feitos em guichês de delegacias. Nesse momento, a intenção é diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, e, para isso, a DOL é um dos instrumentos mais eficazes oferecidos pela Polícia”, afirma a delegada.

Delegacia online!!!

Posted by Marivane Buzatto Piovesan on Saturday, March 21, 2020


Como registrar

1. Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone (www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol).

2. Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido.

3. Para outros fatos, preencha o formulário disponível na página. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu. Já se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções.

4. A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS).

5. Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade.

6. Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de um PDF – documento que tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia.

7. Para imprimir a ocorrência, é preciso ter acesso a uma impressora.


Atendimento nas delegacias

Os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial não ficarão desassistidos nas delegacias físicas. Todos serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo adentrem as delegacias. Em locais onde não houver barreira de vidro que separe o servidor do indivíduo, deverá ser adotada uma distância mínima 1,5 metros para atendimento.

O alerta, no entanto, é para atendimento de quem apresentar sintoma respiratório (gripe, espirro, coriza, secreção nasal, etc.), que ficará condicionado à proteção da saúde do servidor policial. Os responsáveis pelas delegacias também estão orientados a evitar a entrada simultânea ou a aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões.

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