A 1ª Delegacia de Polícia de Osório deflagrou a Operação Aquiles nesta quarta-feira, 24, para combater o tráfico de drogas e homicídios na região. Cerca de 115 policiais civis e 60 policiais militares, com o apoio de 20 agentes penitenciários, cumpriram 12 mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão, incluindo as casas prisionais de Osório, Torres e Charqueadas.
Segundo o delegado Alexandre Souza, os cinco meses de investigações apontaram que nestes presídios há lideranças envolvendo estes tipos de crime e que há mais de uma quadrilha comandando tráfico e homicídios. Desde o início da operação, 20 pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos. Somente hoje 15 pessoas foram presas. Foram apreendidas seis armas de fogo, facas artesanais, mais de 50 celulares, maconha, cocaína, crack, dinheiro e balança de precisão, além de dois carros e uma moto.
Durante as buscas, cães farejadores da Brigada Militar foram empregados para auxiliarem na localização de drogas. Apoiaram a operação equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil. A coletiva de imprensa ocorreu na 1ª DP de Osório, onde participaram o delegado Heraldo Guerreiro, regional de Osório, delegado Alexandre Souza, titular da 1ª DP de Osório, delegado Bolivar Llantada, diretor do GOE, o coronel Altemir Ferreira de Lima, da Brigada Militar e Juliano Manuel Moro, coordenador do Grupo de Ações Especiais (GAES) da Superintendência de Serviços Penitênciários (Susepe).
Publicidade