A Polícia Civil de Venâncio Aires, em ação conjunta com a Brigada Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 27, uma operação policial voltada ao combate ao tráfico de drogas e à receptação de objetos furtados no município.
A operação é continuidade da investigação iniciada após as prisões em flagrante por extorsão realizadas em 17 de outubro, quando cinco indivíduos foram detidos ao coagirem uma vítima durante uma transferência de veículo em cartório.
A partir daquela ação, a Polícia Civil aprofundou as investigações e identificou a atuação de um grupo estruturalmente organizado no bairro Coronel Brito, responsável por manter pontos de receptação e venda de entorpecentes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cão gaúcho conquista título de melhor do Brasil em atividades policiais
Nesta nova fase, foram expedidas seis ordens judiciais de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e bloqueios de contas bancárias dos envolvidos. Participam da operação 30 policiais, sendo 18 civis e 12 militares, divididos em 10 viaturas.
As diligências se concentraram em imóveis utilizados como pontos de receptação, com movimentação constante de objetos furtados, e também como locais de venda e armazenamento de drogas, incluindo uma chácara vinculada ao grupo criminoso. O principal alvo é um indivíduo amplamente conhecido pelas forças de segurança pela prática reiterada de receptação, mantendo dois a três imóveis destinados exclusivamente ao recebimento e repasse de materiais ilícitos, muitos deles trocados por entorpecentes.
Publicidade
Resultados da operação
A ação resultou em quatro prisões em flagrante, sendo três por tráfico de drogas e uma por receptação. Nos locais vistoriados foram apreendidas porções de crack e maconha, além de diversos materiais relacionados à comercialização de entorpecentes. Todos os presos possuem antecedentes policiais.
LEIA TAMBÉM: Mãe é indiciada por maus-tratos e homicídio culposo após morte de bebê em Vera Cruz
No crime de receptação, uma mulher foi detida após receber e pagar apenas R$ 10,00 por um cachorro da raça Lulu da Pomerânia, furtado na noite anterior à operação. O animal foi recuperado pelas equipes e já está sendo devolvido à vítima na Delegacia de Polícia.
Publicidade
A investigação conduzida pela Delegacia de Venâncio Aires já resultou no indiciamento de todos os envolvidos, sendo que três seguem presos preventivamente desde a primeira fase. A operação desta quinta-feira busca desarticular de forma definitiva a estrutura criminosa, atingindo suas bases financeiras e logísticas.
O delegado de polícia Guilherme Dill, coordenador da operação, destacou a importância da integração entre as forças de segurança. “O combate ao tráfico e à receptação exige atuação conjunta e sistemática. A união entre as instituições é fundamental para enfraquecer grupos que tentam se enraizar no município. Não aceitaremos que organizações criminosas tentem se impor pela intimidação ou exploração da comunidade.”
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!