“Uma das piores situações de insalubridade já vistas até o momento”. A declaração é da titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Santa Cruz e responsável pelo cartório voltado para o atendimento de crimes contra animais no município, delegada Ana Luisa Aita Pippi. O flagrante ocorreu nesta quinta-feira, 26, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma casa localizada no Bairro Bom Jesus. A ação ainda contou com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Canil Municipal.
Conforme a delegada, no local foram encontrados 10 cães em situação de maus-tratos. Parte dos animais foram recolhidos e outros serão resgatados assim que um lar temporário for encontrado. O tutor dos animais foi identificado e responderá pelo crime de maus-tratos. Os cachorros, segundo relatou a delegada, viviam dentro de casa com o homem, sem luz, em condições de total falta de higiene. “Completamente insalubre”, completou.
LEIA TAMBÉM: Abandono de animais em Santa Cruz beira o insustentável, revela secretário
Publicidade
O cartório especializado na investigação de crimes contra animais foi inaugurada em Santa Cruz em dezembro do ano passado. Desde então, tem sido referência no atendimento rápido em ações voltadas a causa animal. “Quero fazer o alerta de que condições insalubres, falta de higiene, falta de alimentação e de água, falta de abrigo adequado aos animais, que ficam expostos no tempo, sol e calor excessivo, chuva e frio, também são consideradas crime de maus-tratos ou crueldade, portanto, quem não quer cuidar de seus animais, que não os tenha ou então doe para pessoas que irão cuidar com carinho”, enfatiza.
Publicidade