Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Santa Cruz

Policiais são homenageados em solenidade alusiva aos 19 anos do 23º BPM

Foto: Cristiano Silva

Ao som de “Avante Camaradas”, popular canção militar, 36 policiais e agentes da Brigada Militar foram agraciados com comendas e moedas, em reconhecimento pelos serviços prestados em favor da segurança na região do Vale do Rio Pardo. A solenidade que marcou o 19º aniversário do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) Major Sebastião foi realizada na tarde desta sexta-feira, 20, na sede da unidade, na Rua Galvão Costa, centro de Santa Cruz do Sul. Ao todo, foram entregues 16 comendas e 20 moedas aos policiais militares.

Em seu discurso, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Valmir José dos Reis, enfatizou a importância dos policiais do 23º BPM, bem como os números dos indicadores criminais que são obtidos na segurança da região a partir das ações ostensivas. “Nossos policiais são muito superiores à média. Aqui não tem forasteiro, pois são identificados com a comunidade e é algo que observei ao longo dos 14 anos que estou neste município, desde quando fui subcomandante e comandante desta unidade, bem como comandante regional, que exerço atualmente”, disse o comandante do CRPO/VRP.

LEIA MAIS: Brigada Militar apreende moto que pode ter sido usada em roubo

“98% de todos os processos criminais, segundo o próprio Ministério Público, tem origem a partir dos flagrantes da Brigada Militar. 95% dos presos na Cadeia Pública de Porto Alegre, também tem origem nos flagrantes. Por isso, diante desses índices, nada mais justo que homenagear os nossos soldados que estão nas ruas, não só realizando o policiamento preventivo, mas fazendo a repressão imediata aos crimes”, complementou o coronel.

“Temos que reconhecer e agradecer o serviço prestado”, diz o major Fábio Azevedo

O 23º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 21 de Agosto de 2002. Atualmente, age no policiamento de 24 municípios da região, em uma área extensa de mais 8.184 quilômetros quadrados e 367 mil habitantes. “Procuramos reconhecer e agradecer o trabalho qualificado de cada um desses profissionais que nos dão os números que o coronel Reis disse. Isso é resultado, é entrega de produção para o estado. Temos que reconhecer e agradecer o serviço prestado dessas mulheres e homens do nosso batalhão”, comentou o major Fábio Azevedo, comandante do 23º BPM.

LEIA MAIS: Dupla é presa duas vezes na mesma madrugada por furto de fios elétricos

Ele ainda relembrou o ex-colega de corporação, que dá nome ao batalhão. “Nossa unidade de 19 anos leva o nome do meu querido amigo e colega, major André Sebastião Santos dos Santos, que tombou em 2006, no exercício do seu trabalho, naquele fatídico assalto à Proforte. Ter seu nome no nosso batalhão é algo que nos honra muito e nos incentiva a seguirmos com um trabalho ostensivo e operacional, para identificar os crimes, saber quem está fazendo, onde, que tipo de arma usam, como eles chegam ao local, e outros aspectos.”

Dentre as autoridades presentes, ainda participaram da solenidade o subcomandante do 23º BPM, major Hélcio Moises Segú Gaira; o comandante da 1ª companhia e chefe do Setor de Inteligência do 23º BPM, capitão Rafael Carvalho Menezes; o comandante do 2º BPM, major Diogo Robledo Spielgerlbereg Lopes; o subcomandante do 2° BPM, capitão Renan Todendi Dutra; o comandante do 35º BPM, major Rodrigo Righes Sartori; e o 1º tenente Odirlei Rogério Loreto de Moraes, também do 35º BPM.

LEIA MAIS: Homem é preso por porte ilegal de arma após ameaçar a própria mãe

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.