Olá, pessoal! Tudo bem? Chegamos a junho, e agora o frio também veio para valer, pois estamos cada vez mais perto da época do inverno. O final de maio trouxe frio e muita chuva na região, tanta que até motivou preocupação entre os agricultores. A temperatura mais baixa a gente sabe que não só é normal para a época, como influi positivamente na safra de várias culturas, em especial nas frutíferas. Mas as fortes e prolongadas chuvas, como as da semana passada, sempre trazem a ameaça de estragos nas lavouras. Por isso, mais uma vez se confirma o quanto é importante ter a terra protegida nessa época, com culturas de inverno, ou de cobertura, para evitar a erosão ou que a camada nutritiva seja levada pela água.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: a chuva veio bem calma em toda a região

São dias de colher também a mandioca
Estamos aproveitando estes dias para colher e armazenar aipim (foto acima). E, ao mesmo tempo, para guardar a rama a fim de ter mudas para o plantio na nova temporada, a partir de setembro ou outubro. A cultura da mandioca agora está em fim de ciclo e, se quisermos tê-la disponível para a alimentação em família, é preciso que seja colhida o quanto antes e acondicionada no freezer. Assim, ela se conserva por bastante tempo. Já a rama, que ainda está com pleno vigor, será colocada em local protegido do frio ou da geada, em beirada de mato, e tapada com palha de milho, para que se conserve em condições de ser plantada na primavera.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: é tempo de agilizar tarefas nas lavouras

Um experimento com sementes de tabaco
Em outra frente, estamos atentos às mudas de tabaco. Já fizemos a segunda poda nas bandejas com as primeiras 20 mil mudinhas, a primeira poda no segundo lote, e no terceiro lote as mudas foram repicadas. Além disso, temos um lote de sementes para experiências, com a ProfiGen (foto acima). Dessas variedades, queremos ver o comportamento em termos de produção, o peso das folhas e a qualidade do tabaco. Estamos usando quatro tipos de substrato, para conferir como será o desempenho das mudas com cada um deles.
Canguçu sai em defesa dos produtores
Na quinta-feira estarei em Canguçu, no Sul do Estado, para acompanhar, a convite, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco, ato que começa às 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores daquele município. O coordenador dessa instância é Mauro Silveira (MDB), e certamente é uma iniciativa que poderá inspirar muitas outras localidades.
Publicidade