Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por Dentro da Safra: chuva bem-vinda no início da semana

Olá! Tudo bem? A semana começou com chuva no amanhecer de segunda-feira, 3, calma e mansa, e sempre bem-vinda. Depois da semana passada, quando acumularam-se 50 milímetros de precipitações na propriedade, as lavouras começam a criar forma: tabaco, milho, feijão e outras culturas. Pela previsão, teremos mais chuva nesta semana. Vindo nesses moldes, é tranquilo. Mas estamos um pouco preocupados com os prognósticos para sexta-feira, com chuvas volumosas no Estado. Isso sempre causa alguns transtornos e contratempos e, em alguns casos, prejuízos.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: as lavouras esperam pela chuva

Lavouras se desenvolvem bem

No geral, as lavouras estão bem desenvolvidas, como mostra a foto do tabaco, plantado mais cedo, semeado na primeira semana de abril e transplantado para a lavoura na primeira semana de julho. Agora a plantação está com as folhas baixeiras colhidas e foi todo capado. Assim, a cada chuva, essas plantações começam a abrir.

Publicidade

Trata-se de uma lavoura de cerro, pedra de cascalho, com manejo de solo adequado, uma variedade boa com o clima nos auxiliando. Os trabalhos continuam durante a semana, com o início da colheita da segunda apanhada, com a baixeira já recolhida. Em mais uns dez dias, a capação também será concluída.

Foto: Giovane Weber

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: dias de muito frio em pleno outubro

Boa surpresa antes do tempo

Na foto abaixo estou com o meu pai, seu Aloísio. Na semana passada, tivemos uma surpresa antecipada. Era para estar fechando o período no dia 15 de novembro, mas a pequena Petúnia veio duas semanas antes. Amanheceu e ela já estava correndo no potreiro. A vaquinha conseguiu colocá-la no mundo sozinha, sem problemas, e de manhã fomos levar a terneira para casa.

Publicidade

Curiosidade: os animais quase sempre costumam ir o mais longe possível no potreiro para ter sua cria. Então, agora temos a vaca de leite de novo, com o fornecimento de leite para beber e fazer nata, queijo e outros produtos. E a Petúnia, daqui a dois anos e meio, vai se tornar uma vaca na propriedade. Esse é o ciclo na agricultura familiar. O tabaco é a renda principal, mas o fumicultor diversifica, em produção de alimentos e na criação de animais para seu sustento.

Grande abraço, tenhamos um ótimo início de mês, que o clima colabore e tenhamos fartura na colheita.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.