Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por Dentro da Safra: com tanta umidade, sem chance de plantar

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com típico clima de inverno: chuva, chuvisco, frio, vento em alguns momentos, umidade, umidade, umidade. A temperatura não passou dos 15 graus ontem, e ficou mesmo na faixa dos dez. No fim de semana anterior havia chovido 80 mm aqui em nossa localidade, e agora passou disso de novo. Com tanta umidade, os serviços que tínhamos nos programado para concluir na lavoura tiveram de esperar. E isso inclui seguir no plantio de tabaco. Nossa intenção era nesta semana transplantar o segundo lote de 20 mil pés, mas terá de ficar para semana que vem, ou para quando o tempo permitir.

O que devemos fazer, tão logo possível, é aplicar a primeira de duas doses de fertilização de cobertura, com salitre, pois as mudas na terra precisam dessa energia para se desenvolver plenamente.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: na reta final do plantio

Publicidade

Foto: Giovane Luiz Weber/Divulgação

Na lavoura de mandioca, melancia de porco

Na região, as chuvas dos últimos dias não chegaram a causar maiores transtornos, mas é claro que o agricultor sempre fica apreensivo ou inquieto quando a previsão indica que haverá chuva forte ou temporal. A partir de agora, qualquer coisa fora do normal, como granizo ou água em excesso, já começa a comprometer o resultado de uma nova safra agrícola. Enquanto aguardamos por seguir com as tarefas nas lavouras, estamos também na época de colher mandioca, e, entre as fileiras, a melancia de porco (Schweinzmelon, em alemão), que se pode ver na foto acima.

Meus pais, seu Aloísio e dona Rosa, plantam ela sempre todo ano, atentos que são à cultura da diversificação. Essa melancia é quase integralmente aproveitada na alimentação dos suínos, que a adoram, mas também rende schmier, cuca e sobremesa deliciosas.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: o clima favorece as atividades agrícolas

Publicidade

Um rolo compressor de pneu para acamar

O meio rural sempre é fértil em inovação e em criatividade para obter soluções práticas, em geral eficientes e baratas para as mais diversas demandas. Um exemplo está na foto ao lado, que nos foi enviada pelo produtor rural Édipo Felipe Petriv, de Prudentópolis, no Paraná, que conduz propriedade ao lado da esposa, Mariana Fermino, com o apoio do seu pai, Abrahão Petriv.

Há seis anos a família adotou o plantio direto, e buscava uma solução eficiente e barata para acamar (deitar) a cultura usada para adubação verde. Pois o Édipo idealizou esse modelo de rolo com pneus, que não implicam em rasgar ou abrir o solo e nem criam problemas com entupimento de algum outro modelo de rolo. Ele comenta que antes não se conseguia deitar devidamente o centeio, e a grade niveladora estava mais estragando os camalhões do que ajudando na tarefa. É a criatividade a serviço do agro na pequena propriedade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.