Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com temperatura agradável na segunda-feira, 10, pela manhã, até com frio na madrugada. Ao longo do dia ficou mais quente, ainda assim bom para trabalhar na lavoura. Com o friozinho, bem mais prolongado do que outros anos, as culturas sofrem um pouco no seu desenvolvimento, mas ao não tem faltado chuva. No final de semana tivemos precipitação de 65 milímetros aqui na propriedade, chuva forte, mas que não causou estrago.
Preocupava a previsão de temporais, que se verificaram em outras áreas, como o tornado que atingiu cidade do Paraná. Se o perímetro urbano foi praticamente arrasado, pode-se imaginar que os estragos foram também enormes no meio rural. E no Sul do Estado a ventania, em razão de um ciclone em alto-mar, causou muitos transtornos nas lavouras. Está sendo uma primavera com muita tensão e angústia para os produtores.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: chuva bem-vinda no início da semana
Publicidade

A crotalária se desenvolve bem
Enquanto o tabaco começa a tomar plena forma em toda a região, desenvolvendo-se com a chuva e os dias de sol, várias outras culturas também aparecem na paisagem. Aqui em casa, estamos muito satisfeitos com o crescimento da crotalária (foto acima), que semeamos a fim de ter matéria orgânica a ser incorporada ao solo em janeiro.
Essa área de terras deixamos descansando nessa safra, para nela plantar tabaco na próxima temporada. Com isso, será possível recuperar a fertilidade e assegurar boa produtividade, qualidade e sanidade às plantas. Depois de incorporar a crotalária, nessa mesma área vamos semear uma gramínea, para obter a palhada sobre a qual formaremos os camalhões onde plantaremos o tabaco no novo ciclo.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: as lavouras esperam pela chuva
Publicidade

Safra de milho verde vai começar
Assim como ocorre com a crotalária, outras culturas ganham forma na região. Aqui em casa, dentro de mais alguns dias já poderemos colher o primeiro milho verde da temporada, como se pode ver na foto acima. Minha mãe, dona Rosa, tem o hábito de plantar milho bem no cedo, e ainda em mais de uma ocasião, para que as plantas se desenvolvam em diferentes épocas. Com isso, teremos milho verde por período bem mais longo, para nosso consumo.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: dias de muito frio em pleno outubro
Rumo a Genebra, para a COP-11
No sábado, viajarei rumo a Genebra, na Suíça, onde neste ano pela primeira vez farei a cobertura de uma Conferência das Partes (a COP-11) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. Ficarei por lá ao longo de toda a próxima semana, acompanhando os representantes da cadeia produtiva que também viajarão à Suíça. Lá, produzirei conteúdos para a página Fumicultores do Brasil e para a Gazeta, na companhia do jornalista Romar Rudolfo Beling, gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade