Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com muito calor e tempo seco na região. Menos mal que nessa segunda-feira, ao longo da tarde, vieram algumas chuvas para amenizar as altas temperaturas. Em nossa propriedade, estamos em meio à secagem de três estufas com tabaco, uma dos meus pais, seu Aloísio e dona Rosa, e duas minhas e de minha esposa Louvane. Conforme o tempo, o plano é voltar a colher provavelmente na sexta-feira. Enquanto isso, nas áreas onde concluímos a colheita estamos fazendo a destruição das soqueiras, até para evitar que fiquem pragas ou doenças nos restos culturais. Nessa área vamos plantar milho ou fazer adubação verde.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: veio a chuva, e com ela também o granizo
Tem gente que já concluiu a colheita!
Os leitores da coluna talvez lembrem que no início de setembro citamos por aqui que o casal Roberto Repplinger e Rosane Melz, da localidade de Cerro Alegre Baixo, em Santa Cruz do Sul, havia começado a colher tabaco, plantado bem no cedo, pois a área deles permite essa antecipação. Haviam plantado 20 mil pés, de 40 mil no total, na primeira quinzena de junho. Pois nessa segunda o Roberto nos enviou a foto abaixo para mostrar que já concluíram a colheita. Ou seja, nos primeiros dias de dezembro, estão com as folhas todas já em casa, e assim escapam do risco da falta de chuva e também do sol forte do verão. E deu um produto de excelente qualidade e com boa produtividade.
Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: vento forte e seco, ruim para a agricultura
E outros que recém começam essa safra
Se tem gente concluindo a colheita, outros estão começando. É o caso da família Krul, de Paulo Frontin, no Paraná. O Cláudio, que fez a selfie da foto abaixo, tem 30 anos, e planta com os irmãos Adilson e Edinei, juntamente com os seus pais, já aposentados. Nessa safra eles plantaram 80 mil pés, 25 mil de variedades precoces e o resto de ciclo normal. Choveu muito naquela região, mas o ritmo de início da safra está normal, e agora começaram a retirada da baixeira. Por lá, ainda tem bastante trabalho pela frente.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: colheita avança na propriedade
Publicidade
Uma cultura com muitos ciclos diferentes
Na última terça-feira, eu e o Alan Toigo, colega da página Fumicultores do Brasil, fomos a São Lourenço do Sul (RS) para prestigiar a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul. Aqui, deixo votos de ótima safra tanto para os que já finalizam a colheita, como o Roberto e a Rosane, quanto para os que estão começando, como os Krul, no Paraná. Sucesso para todos na agricultura!
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade