A segunda-feira foi marcada por chuvas fracas, mas contínuas até a meia tarde e, conforme a previsão do tempo já mostrava, passamos a ter aberturas entre as nuvens. Esperamos que se confirme a tendência e tenhamos clima mais seco nos próximos dias, o que vai favorecer os trabalhos na lavoura, pois estamos com o segundo lote de mudas prontas. Caso o clima permita, vamos plantar mais 20 mil esta semana, fechando os 40 mil e nos programando para finalizar o plantio na primeira ou segunda semana de agosto.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: o clima favorece as atividades agrícolas

Mudas prontas para ir à lavoura
As chuvas dos últimos dias passaram de 80 milímetros aqui na propriedade. Apesar de expressivas, não houve transtornos com as precipitações, pois foram contínuas, sem excessos, então o solo conseguiu absorver a água. Mas para lidar com máquina agrícola na lavoura será impossível nos próximos dias, pois a terra está encharcada. Os trabalhos esta semana se concentram no plantio e, também, em salitrar o tabaco plantado dias atrás, que precisa agora da primeira cobertura do fertilizante. A muda, como mostra a foto, está no ponto após quatro podas. Então, agora deve ir a campo e torçamos que o clima colabore. Muitos outros produtores farão a mesma tarefa nesta semana, se o clima realmente for favorável.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: dias seguidos com intensa cerração

Manejos direcionados à proteção do solo
Na sequência do roteiro por municípios com produção de tabaco, onde na semana passada mostramos propriedades de Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, finalizamos o itinerário na semana passada com visitas a Cachoeira do Sul, Vera Cruz, Chuvisca e Canguçu. Conversamos com seis produtores que lidam com manejos mais direcionados a proteger o solo, com bastante adubação verde. Na lavoura do produtor Adriano Halmenschlager, de Vera Cruz (foto), há seis safras ele faz o plantio sem mexer no solo, ou seja, não remonta o camalhão. Apenas corta os talos após o final da colheita, passando um secante em cima do pé para que não haja brotação e a raiz comece a apodrecer. Assim, faz o manejo com cultivares.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: semana boa para os trabalhos na lavoura
Publicidade
Alta produção e menos adubação
Com adubação verde de um mix de várias coberturas, o solo na lavoura do Adriano ano está se recuperando ano após ano, a exemplo do que acontece no mato, onde caem as folhas e se forma uma camada no chão bem escura por cima, com matéria orgânica, criando vida no solo. A planta, no caso o tabaco, responde com alta produção e menos adubação. Parabéns ao Adriano e a todos os produtores que fazem a diferença em cuidar do solo. São manejos que entram cada vez mais no gosto dos agricultores. Tanto que nós este ano também estamos com experiência em andamento para a próxima safra, com cinco mil pés. Vamos começar devagar e gradativamente nos adaptarmos a essa nova modalidade. Uma ótima semana a todos nós!
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade