Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por Dentro da Safra: semana de sol e frio depois da chuva forte

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com tempo firme, mas com vento ontem à tarde e temperaturas caindo. Em nossa propriedade, entre sábado e domingo, o acumulado de chuva foi superior a 100 milímetros. Ontem fui conferir a situação nas lavouras de tabaco, mas, como nossas áreas não são de baixada e fizemos o camalhão mais alto, a água não causou transtornos, a não ser o fato de que deixou a terra muito encharcada. Em outras regiões, no entanto, houve muitos contratempos, com ventania e até granizo. Agora, com as plantas se formando e encorpando, os prejuízos já são muito grandes, até pelo fato de que isso afeta o crescimento das culturas e até a produtividade.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: com o clima quente, tabaco se desenvolve

Houve queda de granizo em muitas áreas

Em muitas localidades da região central do Rio Grande do Sul o final de semana, além da chuva, trouxe angústia e frustração, diante da queda de granizo e da força do vento. A foto ao lado registra o cenário que resultou da passagem do temporal em Linha Boêmia, no interior de Agudo, no Vale do Jacuí Centro, onde a família do Alencar e da Flávia Pretzel teve o tabaco atingido pelo granizo. Como se pode ver, eram plantas bem desenvolvidas e formadas. Eles talvez consigam recuperar parte das plantas, mas obviamente isso retardará muito a safra e não se terá nem de perto a produtividade ou a qualidade que teria sido alcançada. Produtores que têm o seguro mútuo da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) ainda conseguem um valor de indenização, em função das perdas, mas o planejamento para o ano fica comprometido.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: mais uma semana que começa com chuva

Foto: Alan Toigo/Divulgação

Um olhar sobre o tabaco na Argentina

Na semana passada, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, estivemos em viagem à Argentina, onde visitamos propriedades que se dedicam ao cultivo de tabaco na região de Misiones. Entre os produtores com os quais conversamos está o Sergio Panasiuk, na localidade de 25 de Mayo, que produz Burley, tipo de tabaco produzido amplamente naquela região. Além dessa atividade, a erva-mate e os chás ajudam a gerar renda entre os agricultores de Misiones. Reparamos que, em termos de tecnologias, eles ainda não adotam boa parte das mais inovadoras introduzidas recentemente no segmento do tabaco no Sul do Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.