Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a primeira semana do ano com clima muito favorável ao desenvolvimento das culturas e à realização dos trabalhos na agricultura. Foi providencial que o tempo firmasse na virada de ano, depois de muita chuva e umidade ao longo da segunda quinzena de dezembro. E até o calor deu uma trégua, com temperatura mais baixa do que o normal para o início de janeiro.
Na cura do tabaco, isso até exigiu mais atenção às estufas, em especial aos que ainda possuem as de taco. De todo modo, têm sido dias ótimos para seguir nas tarefas, inclusive na colheita do tabaco e, para os que concluíram, no preparo da terra para alguma outra plantação, como soja ou milho na resteva, e, claro, a adubação de cobertura.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: dias com muita chuva e abafamento
Publicidade

Qualidade do tabaco segue muito boa
Em nossa propriedade, nesta semana segue a colheita diária do tabaco. A safra deve se estender, como previsto, até meados de janeiro. A qualidade das folhas continua muito boa, como se pode ver na foto acima. Para nós, é uma grata alegria, pois a produtividade e o aspecto geral das folhas confirmam uma temporada muito positiva. Em paralelo, já estamos discando as áreas nas quais a colheita foi concluída, para em seguida fazer a semeadura de adubação de cobertura, com leguminosas e gramíneas.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: “Muitas tarefas na reta final do ano”
Hora de fazer frente ao nematoide

Em paralelo estamos dando atenção redobrada à qualidade do solo. O produtor sabe que cuidar bem da terra é garantia de fartura logo adiante, em qualidade e produtividade. Estamos observando em especial algumas manchas de uma de nossas lavouras, na qual plantamos 40 mil pés de tabaco, e em que as plantas não se desenvolveram uniformes.
Publicidade
Na foto ao lado se tem três plantas da mesma espécie, transplantadas no mesmo dia, e com o mesmo pacote de fertilizantes, mas com crescimento bem diferente. O maior chegou a 35 folhas, o do meio a 28,29, e o menor a umas 25. É uma diferença muito grande de rendimento, sendo que as próprias folhas ainda ficaram menores e, logo, com menor peso e rendimento. A razão para isso são nematoides no solo. Vamos fazer correção apropriada nesses pontos da lavoura com diferentes espécies de gramíneas e leguminosas, para evitar que esses nematoides sigam no solo até o próximo ciclo do tabaco. Isso vai se traduzir em mais receita.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: chuva garante fechamento do ciclo
De olho no início da comercialização
Nesta semana também deve se iniciar a compra do tabaco da safra, e em paralelo estamos atentos ao início da negociação da tabela de preços para a temporada. A expectativa é de que se tenha a fixação de um valor justo, que remunere os produtores por seu empenho em produzir com a qualidade hoje largamente aceita o mercado internacional. Que seja um excelente ano de 2026 para todos nós!
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade