Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA COP-11

Por Dentro da Safra: três pontos do encontro dessa quarta-feira

Foto: Romar Beling

Olá, pessoal! Tudo bem? No terceiro dia de COP-11,nessa quarta-feira, 19, pudemos levantar um pouquinho mais tarde, por volta das sete horas. Mesmo assim, quando nos dirigimos a nossa reunião na embaixada, havia geada por cima dos carros, sinal que a madrugada fora bem gelada. 

Nosso compromisso, a reunião com o embaixador Tovar Nunes, foi às 9 horas, juntamente com toda a comitiva de líderes do setor. Estávamos ansiosos por esse momento, quando poderíamos finalmente ter alguma notícia mais pontual de nossos representantes do Brasil que estão lá dentro da conferência. 

LEIA MAIS: Por Dentro da Safra: enfim uma reunião que traz alento

Publicidade

Quero destacar três coisas sobre o encontro dessa quarta-feira. Primeiro: o atendimento e a recepção da delegação foram bem diferentes do que havia ocorrido no dia anterior. O que mostra que quando se tem apoio, liderança ou mais pessoas envolvidas, isso transmite seriedade e a importância do trabalho que a comitiva está fazendo aqui. 

Segundo: momento meio tenso resultou de algumas divergências entre nós próprios, quando alguns participantes se exaltaram e elevaram o tom de voz. Por mais que a gente precise às vezes se impor um pouco, ali era o momento de manter a calma e a serenidade, que a diplomacia exige. 

LEIA MAIS: Diversificação da produção e fim dos filtros de cigarro: saiba mais sobre a posição do Brasil na COP-11

Publicidade

E por fim, o terceiro: já sabíamos, mas não tínhamos essa confirmação, de que o Brasil, sendo o segundo maior produtor de tabaco, e o maior exportador, através da Conicq e dos representantes do país, estaria propondo, nessa quarta-feira mesmo, o fim do filtro dos cigarros. Como pode um país que é referência em tabaco no mundo colocar algo tão disparatado em apreciação? 

Aguardamos pelo dia de hoje, quando haverá novo encontro na embaixada, para saber o que aconteceu nessa quarta em torno desse tema.

Giovane Weber, na condição de produtor, colunista e influenciador, viajou à Suíça para acompanhar de perto a COP-11, junto ao gestor de conteúdo multimídia da Gazeta, Romar Beling, e à comitiva de representantes do setor. Ele compartilha as impressões sobre o evento no seu espaço na Gazeta do Sul, no Portal Gaz e na Rádio Gazeta.

Publicidade

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.