Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com frio, mas com tempo aberto e seco. Isso depois de dois finais de semana com chuva. Ao longo da semana, a previsão é de dias com sol, o que será bom para a agricultura, tanto para agilizar tarefas na lavoura quanto para o desenvolvimento das culturas já plantadas. É o caso do tabaco, que agora precisa de energia para crescer.
Em nossa propriedade, estamos ocupados com o replantio, onde isso é necessário, e fazendo a aplicação de produtos biológicos contra nematoides, que se manifestaram com a umidade. Com as chuvas, o salitre aplicado nas plantas derreteu, e agora começará a fazer efeito.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: com tanta umidade, sem chance de plantar
Publicidade

Família que trabalha unida em Rebouças (PR)
Se em toda a região os trabalhos nas lavouras prosseguem, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, estamos em viagem. Ontem viemos ao Paraná, onde na parte da tarde visitamos família de produtores rurais em Rebouças. Na foto acima está o seu Edivino Opolinski, ao lado dos filhos Paulo, Gilson e Marcos. Eles conduzem propriedade bastante diversificada, e cuidam de tudo em conjunto. O tabaco, claro, é destaque. Na foto, eles estão junto dos canteiros, e por aqui o plantio só será feito a partir do início de setembro, pois o frio e as geadas são intensos. Seu Edivino apostou no tabaco por mais de três décadas, e hoje não se ocupa tanto da lavoura, deixando as tarefas para os filhos, que ainda cultivam soja e milho, nesse caso com mecanização. Paulo apostou por conta na produção de repolho, fazendo entrega direta para mercados. Tudo junto garante a renda deles.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: na reta final do plantio

E já há lavouras em pleno desenvolvimento
Se no Paraná e em outras regiões do Sul do Brasil o plantio do tabaco ainda não se iniciou, em nossa área, o Vale do Rio Pardo, há plantações em franco desenvolvimento. A foto à direita foi enviada pelo produtor Antônio Kist, de Venâncio Aires, e mostra lavoura cujas mudas foram transplantadas na segunda semana de maio. Claro que o clima não ajudou exatamente na região, com muitos dias de chuva, por vezes até forte, e de umidade, mas se pode ver que, com o sol desses próximos dias, as plantas vão se desenvolver e abrir muito rápido. É a nova temporada do tabaco tomando forma e se mostrando muito promissora!
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: o clima favorece as atividades agrícolas
Santa Catarina vai debater comercialização
Nesta semana, em meio à viagem, na quinta-feira, dia 14, estarei em um importante evento no salão comunitário da localidade de Barracão, no município de Orleans, em Santa Catarina. É a 4a Audiência Pública sobre Classificação do Tabaco na Propriedade Rural, que acontece a partir das 14 horas. Vou falar da experiência do Rio Grande do Sul, que já implementou esse modelo, sendo que catarinenses e paranaenses igualmente pretendem fazê-lo e, se possível, aprimorar cada vez mais esse formato de comercialização.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!