Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agronegócio

Portaria autoriza Conab a adquirir arroz de produtores do RS e de SC

Foi publicada nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União, a Portaria Interministerial que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a adquirir arroz, por meio de Contratos de Opção de Venda (COV), de produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A medida de apoio ao setor, autorizada pelos ministérios da Fazenda (MF), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), conta com recursos de R$ 181,1 milhões. A expectativa da Conab é adquirir 110 mil toneladas de arroz, fortalecendo as ações de retomada dos estoques públicos.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura oferece vagas para curso gratuito de Técnicas de Vendas; veja como se inscrever

A Portaria Interministerial estabelece os prazos de vencimento dos contratos a serem negociados. O valor a ser pago aos produtores que firmarem o Contrato de Opção com a Companhia será de até 15% acima do preço mínimo estabelecido para o grão, acrescido dos custos logísticos e financeiros da colheita até a entrega do produto. A expectativa é que o primeiro leilão ocorra até o final da próxima semana.

Publicidade

Demais ações

Além da nova rodada de leilões de COV, a Companhia está autorizada a adquirir até 20 mil toneladas de arroz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), ferramenta prevista na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa assegurar o preço mínimo aos agricultores. A aquisição foi autorizada pelo MDA.

LEIA TAMBÉM: Questões relativas à duplicação da RSC-287 serão debatidas em audiência pública

Como forma de apoio adicional aos produtores de arroz, no final do ano passado o governo federal já havia lançado uma primeira rodada de Contrato de Opção de Venda, com o objetivo de dar sustentação à atividade. Ao todo, foram firmados 3.396 contratos, envolvendo a negociação de cerca de 91,7 mil toneladas de arroz.

Publicidade

Essas medidas são motivadas pela queda no preço do arroz, diante da boa oferta do produto no mercado. Além da expectativa de uma produção mundial elevada, a retomada das exportações asiáticas também interfere, ampliando a oferta no mercado internacional.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.