Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

janeiro a julho

Porto do Rio Grande tem melhor resultado desde 2021 e movimentação supera 23 milhões de toneladas

Com sua movimentação representando 82,43% do total, Porto do Rio Grande manteve sua liderança no sistema portuário gaúcho | Foto: Ascom Portos RS

O sistema portuário público do Rio Grande do Sul, que abrange os portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, movimentou 28.250.735 toneladas de janeiro a julho de 2025. O número representa um crescimento consistente no desempenho logístico do Estado, sustentado pela recuperação operacional e pelo aquecimento do comércio exterior. A movimentação registrada no mês de julho, com mais de 4 milhões de toneladas, contribuiu para posicionar o ano como um dos melhores da série recente.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para programa MEI RS Calamidades 2 seguem até o fim de agosto

A consolidação da alta nos sete primeiros meses de 2025 reflete um cenário de avanço em infraestrutura, retomada de rotas e maior integração logística. A diversificação de cargas e a intensificação do comércio exterior reforçam as expectativas positivas para o segundo semestre.

Publicidade

Porto do Rio Grande

Com 23.378.809 toneladas movimentadas no período, o Porto do Rio Grande manteve sua liderança no sistema, representando 82,43% do total. O volume foi 3,92% superior ao registrado em 2024 e 4,56% acima do apurado em 2023, configurando o melhor resultado desde 2021. A operação com contêineres também apresentou crescimento expressivo, com 547.157 TEUs (unidade de medida equivalente a vinte pés) movimentados – alta de 25,84% sobre o ano anterior. Desses, 208.234 TEUs foram destinados à exportação e 214.806 TEUs à importação.

Entre os segmentos de carga, os graneis sólidos responderam por 57,5% da movimentação do Porto do Rio Grande, totalizando 13,7 milhões de toneladas. A carga geral somou 8 milhões de toneladas (34,2%), enquanto os graneis líquidos atingiram 1,9 milhão de toneladas (8,2%).

As principais cargas movimentadas no período foram grãos, farinhas e cereais, com 9,69 milhões de toneladas; fertilizantes, com 4,31 milhões de toneladas; e celulose, com 2,27 milhões de toneladas. 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.