A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) alcançou um feito histórico colocando-se no mapa da excelência científica internacional. O Ministério da Educação, através da CAPES (órgão que avalia a qualidade do ensino superior no Brasil), divulgou os conceitos da avaliação dos últimos quatro anos, e o resultado foi de comemoração: seis cursos de Mestrado e Doutorado da instituição subiram de nota, dos quais, três estão no nível de excelência internacional.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, está entre os três Programas do Brasil que alcançaram conceito 7, em sua área de avaliação. Com 31 anos de existência, é referência nacional e internacional no campo do Planejamento Urbano e Regional e Demografia. Essa distinção reconhece a trajetória acadêmica marcada por pioneirismo, consistência teórico-metodológica, inserção territorial qualificada e elevado impacto científico e social.
LEIA TAMBÉM: Unisc é contemplada em programas estaduais de bolsas para licenciaturas e tecnologia
Publicidade
Entre a excelência dos resultados, os indicadores também apontaram que na área do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, apenas oito Programas do Brasil subiram de 5 para conceito 6; na área do Direito, três Programas brasileiros subiram de 5 para conceito 6, e na área da Psicologia, quatro programas profissionais alcançaram conceito máximo 5, reforçando ainda mais a qualidade da pós-graduação Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados) da Unisc.
O reitor Rafael Frederico Henn comemorou os resultados. “Quando a pesquisa na Universidade alcança patamares de excelência, isso representa um impacto direto na vida das pessoas e das comunidades. Quando os cursos são bem avaliados, aumentam as possibilidades de recursos e bolsas de estudo. Também, quando há pesquisas, os resultados são soluções para problemas reais em diversas áreas, como saúde, meio ambiente e indústria, gerando desenvolvimento, inovação e crescimento econômico e social”.
LEIA TAMBÉM: Estudante da Unisc é premiada pelo Instituto de Arquitetos
Publicidade
A ascensão nos indicadores também foi comemorada por Adilson Ben da Costa, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisc. Para ele, o resultado reflete o apoio da instituição à pesquisa e a dedicação de toda a comunidade acadêmica, sendo um passo decisivo para obtenção dos altos índices de excelência. “Os resultados reforçam a excelência da pesquisa e do ensino em nível de mestrado e doutorado da Unisc. É uma corrida competitiva, com grande grau de exigência, mas que trará novas possibilidades de bolsas e outros incentivos, o que fomenta ainda mais a pesquisa e a inovação em benefício da região”.
Confira os resultados de excelência dos Programas de Pós-Graduação Unisc:
- Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado: Nota 7 (máxima) (Nível de Excelência Internacional)
- Direito – Mestrado e Doutorado: Nota 6 (Nível de Excelência Internacional)
- Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado: Nota 6 (Nível de Excelência Internacional)
- Psicologia – Mestrado Profissional: Nota 5 ( máxima alcançada por PPGs profissionais em sua área de avaliação )
- Educação – Mestrado e Doutorado: Nota 5
- Letras – Mestrado e Doutorado: Nota 5
- Promoção da Saúde – Mestrado e Doutorado: Nota 5
- Sistemas e Processos Industriais – Mestrado e Doutorado: Nota 4
- Administração – Mestrado: Nota 3 (Curso com recente alteração de modalidade)
Inscrições abertas para processo seletivo complementar
As inscrições podem ser feitas online e mais informações podem ser obtidas em: www.unisc.br/mestradoedoutorado.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!