Todos os postos de saúde estarão abertos neste sábado, 4, em Santa Cruz do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) promove mais um Dia D de vacinação e abre as portas de todas as unidades, na cidade e no interior, para desafogar as filas, atendendo pacientes com consultas previamente agendadas e oferecendo atividades de educação em saúde e ações alusivas ao Outubro Rosa.
A iniciativa deste Dia D é uma estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal, resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos e manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. No restante do país a ação será no sábado, 18, porém foi adiantada no município, em virtude da abertura das unidades, já prevista para ocorrer neste sábado.
LEIA TAMBÉM: Senar-RS inicia nova etapa do programa Saúde no Campo na região
Publicidade
Os postos estarão abertos das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, com exceção do Paredão que vai atender das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30. De acordo com o coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), enfermeiro Roger Peres, a mobilização é importante para garantir que as pessoas estejam protegidas contra doenças graves. “Sábado agora é uma oportunidade para todas as pessoas, seja recém nascido, criança, adolescente, adulto ou idoso. Todo mundo que puder levar a carteirinha de vacinação, deve levar para ver se tem alguma em atraso”, orientou.
Os profissionais de saúde avaliarão se alguma vacina não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PIM). “Às vezes a pessoa acha que tá com tudo em dia, mas o calendário muda com o tempo, então daqui a pouco tem uma dose extra que não foi realizada. A vacina da dengue, por exemplo, entrou da metade do ano passado para cá e muita gente não sabe que deveria estar fazendo, daí a importância de levar junto a carteira para revisão”, disse.
LEIA TAMBÉM: Mulheres ressignificam a luta contra o câncer em mostra na Aapecan
Publicidade
Peres também ressaltou a existência de surtos de meningite em outros municípios do Estado e até mesmo o risco de reintrodução de doenças que estavam em vias de erradicação. “Temos observado a ocorrência de meningite em outras cidades. Em Bento Gonçalves tivemos surto de meningite do tipo B e agora em Pelotas estamos com surto de meningite tipo Y. Também o sarampo está em risco de reintrodução no Estado, então temos que oportunizar para que as pessoas se protejam”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, destaca a importância da vacinação para proteger a saúde da população. “O Dia D de Vacinação em Santa Cruz do Sul é uma oportunidade importante para atualizar a carteira e proteger a saúde da população. É fundamental colocar este compromisso na agenda e comparecer aos serviços de saúde”.
Horários alternativos são medidas para ampliar o acesso
Além de uma oportunidade para os cidadãos atualizarem a carteira de vacinação, a abertura das unidades de saúde neste sábado, 4, vai possibilitar que pessoas com dificuldades de comparecer a um posto durante a semana, em razão do horário de trabalho, possam ir até o local para realizar algum procedimento necessário.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery vai promover atividades e oferecer exames gratuitos; veja datas e locais
Desde setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) vem implementando medidas para ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar o atendimento à população. Plantões noturnos, das 17h30 às 20h30, vem acontecendo nas unidades de saúde, em datas específicas, com oferta de consultas médicas, consultas de enfermagem, visitas dos agentes comunitários de saúde, vacinas, atividades de educação em saúde e ações relacionadas ao Outubro Rosa.
A estratégia de ofertar horários alternativos visa, principalmente, reduzir o tempo de espera por consultas eletivas, que em alguns bairros tem ultrapassado 30 dias, devido ao aumento da demanda. As consultas médicas e de enfermagem são realizadas com agendamento prévio, já as demais atividades, como vacinas e ações de educação em saúde são ofertadas a toda a população, sem a necessidade de marcação.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!