Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

POLÍTICA

PP e PL lideram Legislativos na área da Amvarp

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Serginho Moraes propõe um ano com mandato histórico. Waldir Justmann chegou ao 12º mandato como presidente

A cada ano, as Câmaras de Vereadores renovam os integrantes das suas mesas diretoras. Em alguns casos, isso é resultado de acordos acertados no início das gestões; noutros, consequência da articulação dos parlamentares durante o mandato. O Partido Progressistas (PP) é destaque nos integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), com o maior número de presidências. Por outro lado, o PL administra Legislativos de municípios com mais população.

O PP comanda cinco das 17 Câmaras: Candelária, General Câmara, Minas do Leão, Rio Pardo e Vale do Sol. Esses municípios somam 90.889 habitantes. Quem consegue maior influência, sobretudo levando em consideração que há eleição neste ano, é o PL, que administra Legislativos somando 147.029 cidadãos. É o caso de Santa Cruz do Sul, Herveiras e Passo do Sobrado.

LEIA TAMBÉM: Marcio Souza: “A opinião da suplente Lia Jost (PT) causou descontentamento entre parlamentares”

Publicidade

Além das duas legendas, PDT, PT, MDB e PSD têm o comando de duas Casas cada. O PSDB administra o parlamento de Pantano Grande. Em população, o PSD tem destaque, atrás apenas do PL, com 98.512 moradores onde administram as Câmaras.

Saiba mais

A mesa diretora de um dos municípios integrantes da Amvarp chama atenção por uma peculiaridade. Em Vera Cruz, o presidente é Waldir Justmann (PSD). Ele venceu a eleição e chegou a seu 12º período no comando da Câmara, em seis mandatos. Foi em 2003, 2004, 2005, 2009, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2019 e 2020.

Destaca que é uma questão de confiabilidade dos colegas. “Isso para mim é muito gratificante, mas significa que o trabalho que a gente desenvolveu desde lá, 2003, quando pela primeira vez fui presidente, sempre foi uma questão de seriedade”, salienta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: PP e PL iniciam alinhamento político para as eleições de 2026

Acrescenta que o fato de a eleição ter sido consenso em nome do prefeito Gilson Becker (PSB) é positivo. “Indiferente de ter tido agora oposição na Câmara, nós estivemos todos no mesmo lado, com o Gilson. Acredito que a relação vá continuar sendo harmônica”, comenta.

Em Santa Cruz do Sul, a Câmara é coordenada por Serginho Moraes (PL). Ao abrir a sessão extraordinária realizada na terça-feira, 27, ele afirmou desejar “que se tenha um mandato histórico”. Tem reforçado o profissionalismo e a boa relação com outros poderes.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.