Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATENÇÃO

Prainha de Candelária está imprópria para banho, indica boletim

O boletim mais recente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) sobre a balneabilidade no Rio Grande do Sul, divulgado na última sexta-feira, 26, mostrou que um dos pontos mais procurados pelos banhistas no Vale do Rio Pardo está impróprio para banho. Trata-se do Balneário Carlos Larger, a Prainha, nas águas do Rio Pardo, em Candelária.

Conforme o relatório, o local apresentou um índice de 4.900 para a bactéria Escherichia coli (E.coli), o mais alto entre os pontos analisados pela Fepam. Os outros dois locais do Vale do Rio Pardo que integram a avaliação, o Balneário Cachoeirinha, em General Câmara, e o Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo, ambos nas águas do Rio Jacuí, estavam em condição própria para banho. O monitoramento da balneabilidade abrange 96 pontos de praias e balneários de 45 municípios do Estado.

LEIA TAMBÉM: Duas crianças são socorridas após afogamento na Prainha de Candelária

Publicidade

Para a classificação das águas como próprias ou impróprias para banho, utilizam-se parâmetros de E.coli, observando os critérios definidos pelas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/2000 e 357/2005. O resultado de cada boletim está condicionado a cinco semanas anteriores de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentarem resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio.

Recomendações aos banhistas

  • Entrar na água apenas em locais com condição própria para o banho;
  • Evitar tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias;
  • Não tomar banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde;
  • Destinar atenção especial a crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.