A Prefeitura de Venâncio Aires interditou um dos prédios mais antigos e imponentes do centro da cidade após a constatação de risco estrutural, especialmente na marquise do imóvel localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Barão do Triunfo. A decisão foi tomada de forma preventiva pela Defesa Civil e Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, após a queda de materiais e a emissão de laudos técnicos que apontaram comprometimento da estrutura.
Proprietário do imóvel, o governo do Estado recebeu notificação do Município, mas sem interesse de uso ou reformas imediatas, resolveu repassar o prédio à Prefeitura de Venâncio Aires pelos próximos 20 anos. “É uma edificação importante no centro da cidade. Já havíamos solicitado seu uso, sem sucesso, mas não vamos nos furtar, nesse momento, de recebê-lo. Desde 5 de janeiro, o local está sob responsabilidade do Município e, com a marquise tecnicamente condenada, determinei o isolamento imediato e a resolução do problema”, disse o prefeito Jarbas da Rosa.
LEIA TAMBÉM: Operação de trânsito aborda 97 veículos e registra 23 autuações em Venâncio Aires
Publicidade
Iniciada nessa quarta-feira, 7, a interdição é uma medida necessária diante do risco. “Não podemos esperar que um acidente aconteça no coração da cidade para agir. A segurança das pessoas vem em primeiro lugar”, afirmou. Com a ação, o Município iniciou processo de contratação de uma empresa especializada para a demolição da marquise e restauração da fachada. Enquanto as intervenções não são concluídas, o lugar permanece isolado e sinalizado.
Paralelamente às ações emergenciais, o prefeito Jarbas da Rosa determinou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo a elaboração de um projeto para reforma e ocupação do prédio como um hub de inovação. A proposta é transformar o imóvel em um espaço voltado à instalação de empresas, startups e iniciativas de tecnologia e empreendedorismo, fortalecendo o ecossistema de inovação no município.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!