O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realizou assembleia extraordinária na manhã desta sexta-feira, 8, no Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest, para eleição do Conselho de Administração Provisório. A medida foi tomada em razão da suposta necessidade de desincompatibilização de candidatos que concorrerão ao pleito municipal em outubro próximo.
Apesar de uma consulta ter sido feita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a real necessidade de desincompatibilização, o pedido ainda não foi apreciado e a entidade optou por eleger um conselho provisório que ficará responsável por gerir o Cisvale até o dia 15 de outubro, quando haverá nova deliberação acerca da continuidade do conselho atual ou retorno do anterior.
Eleito e aprovado por aclamação, o Conselho Administrativo Provisório passa a ser composto pelo presidente Clécio Halmenschlager, prefeito de Vale do Sol; vice-presidente Airton Artus, prefeito de Venâncio Aires; tesoureiro Carlos Gilberto Baierle, prefeito de Passo do Sobrado; e secretária Rosane Petry, prefeita de Vera Cruz.
Publicidade
De acordo com a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, a eleição de um conselho provisório era uma medida necessária e urgente, tendo em vista as inúmeras demandas em andamento. “Para o presidente que assume é um desafio, tendo pela frente inúmeros projetos a executar. O edital para início das obras do Centro Regional de Especialidades Médicas está em fase de finalização e deverá ser assinado na próxima semana”, disse.
Durante a gestão do prefeito Telmo Kirst a frente do Cisvale, cerca de R$ 2 milhões foram captados em projetos. Hoje o consórcio é responsável por cerca de aproximadamente 300 atendimentos dia na área da saúde e possui convênio com mais de 100 prestadores de serviços. Estão em tratativas questões referentes à elaboração de um Plano Regional de Resíduos Sólidos e à criação de um Departamento de Inspeção Sanitária, para o qual já foram captados R$ 350 mil destinados a compra de veículos e de toda a estrutura necessária para o funcionamento do órgão. A criação do departamento visa à ampliação das agroindústrias familiares da região do Vale do Rio Pardo, para que possam comercializar seus produtos em nível nacional.
Publicidade