A Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentou, na manhã desta terça-feira, 30, o novo modelo de paradas de ônibus que deve começar a ser implantado na área urbana a partir do primeiro semestre de 2015.
O projeto arquitetônico dos novos abrigos foi elaborado pela empresa STE Serviços Técnicos de Engenharia. Inicialmente, o modelo será implantado nos quatro pontos de maior fluxo de passageiros, que ficam na Rua Tenente Coronel Brito (atrás da Prefeitura, em frente à antiga Rodoviária e próximo à esquina com a Fernando Abott) e na Galvão Costa (próximo ao Parque da Oktoberfest). O investimento será feito com recursos federais, captados via emenda parlamentar da senadora Ana Amélia Lemos (PP), e da taxa de outorga que será paga pela empresa que vencer a licitação do transporte coletivo urbano – o edital deve ser lançado no dia 5 de janeiro.
As novas paradas contarão com piso tátil, rede wi-fi, câmera de videomonitoramento, mapas das linhas de ônibus, letreiros informando sobre o tempo de chegada dos veículos e outros. Além disso, as estruturas utilizarão materiais sustentáveis – incluindo painel solar, por meio do qual será fornecida energia para iluminação e os equipamentos. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Jeferson Gerhardt, a ideia é oferecer mais conforto aos usuários e atrair mais pessoas ao transporte coletivo urbano. Já o prefeito Telmo Kirst (PP) disse que o município contará com “as melhores paradas de ônibus do Brasil”.
Publicidade


Publicidade