O prefeito Telmo Kirst assinou na tarde desta quinta-feira, dia 19, Termo de Autorização para que a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), mantenedora da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, possa realizar edificações e reformas em estruturas situadas em área cedida pela prefeitura, na Granja Municipal.
Em novembro do ano passo a entidade encaminhou pedido ao Executivo Municipal para execução das obras no local. Embora a área tenha sido cedida pelo Poder Público Municipal em 2011 – pelo prazo de 20 anos – é necessária autorização para que a Associação realize reformas e outras intervenções.
Atualmente em funcionamento no Seminário São João Batista, a Escola Família Agrícola – primeira do sul do Brasil – devera ser transferida para a Granja Municipal assim que estiverem concluídas as reformas nos dois prédios existentes e a construção de outros dois que abrigarão salas de aula, biblioteca, laboratório e secretaria. A ideia, segundo a direção da Associação, é torná-la um centro de referência em agricultura familiar.
Publicidade
A Agefa já possui os projetos de construção, elaborados de forma conjunta com a comunidade escolar e parceiros, dentre os quais está a Secretaria Municipal de Agricultura. Para as reformas cerca de R$ 200 mil foram captados pelo Instituto Padre Josima, junto à Fundação Banco do Brasil, através da Rede Ecoforte, e serão utilizados na transformação do tambo de leite em cozinha e refeitório e do atual galpão em auditório multiuso. Esse novo espaço será destinado ao uso de diversas entidades do Arranjo Produtivo Local de Agroindústrias e Produção de Alimentos, abrigando cursos para atender a demanda dos agricultores
Já para a edificação dos dois prédios que abrigarão a estrutura hoje existente no Seminário São João Batista, a entidade segue em busca de recursos e conta hoje com o montante de R$ 460 mil, parte obtida pela venda de um terreno e parte obtida por meio de doação da empresa JTI.
Na ocasião do ato de assinatura, o presidente da Agefa, Elton Roberto Hein, ressaltou a soma de esforços em prol da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo. “A Prefeitura de Santa Cruz do Sul esteve presente desde o começo. Temos ciência de que o ensino médio não é compromisso do município, mas é graças a essa parceria que temos feito um trabalho exemplar e de grandes resultados”, disse.
Publicidade
Por sua vez, o prefeito acompanhado do secretário de Agricultura, Licério Agnes, parabenizou os representantes da Agefa pelo trabalho diferenciado e afirmou que a prefeitura segue parceira da entidade. “É um projeto fantástico que a prefeitura com certeza faz questão de auxiliar a manter”, destacou. A comitiva, formada pelo presidente Elton, pelo secretário-executivo Adair Pozzebon, e pelo coordenador pedagógico Antonio Carlos Gomes, entregou a Telmo um relatório completo das atividades pedagógicas que estão ocorrendo na Granja Municipal.
Dentre outros projetos mantidos no local pela Escola Família Agrícola, estão a implantação de horto, recuperação de solo em áreas degradadas, implantação de matas ciliares nas margens de córregos, implantação de área com eucaliptos para subsistência, manutenção das construções e instalações da granja, plantio de culturas anuais de milho, mandioca, feijão e implantação de pomar.
Publicidade