Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Prefeitura confirma transmissão comunitária da variante Ômicron em Porto Alegre

Imagem de microscópio eletrônico de varredura mostra SARS-CoV-2 (partículas redondas amarelas) emergindo da superfície de uma célula cultivada em laboratório | Crédito: NIAID

A Secretaria Municipal de Saude (SMS) declarou nessa quinta-feira, 23, transmissão comunitária em Porto Alegre da variante Ômicron do coronavírus. A declaração de transmissão comunitária se embasa em pelo menos cinco casos cujas amostras laboratoriais apresentaram mutações típicas da variante Ômicron nas genotipagens. Tais amostras são de pessoas que não viajaram recentemente, nem tiveram contato conhecido com pessoas que tenham viajado, sugerindo que tenham contraído essa variante na cidade. Essas amostras foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen RS), para possível sequenciamento total do genoma viral.

Desde 10 de dezembro, a capital identificou, por genotipagem, 21 casos de amostras compatíveis com Ômicron. Outras duas amostras, que tiveram RT-PCR positivo para Sars-Cov-2, foram consideradas com a Variante, pelo critério epidemiológico. Dos 23 casos, oito viajaram para o exterior, seis tiveram contato com essas pessoas que viajaram, e cinco são de pessoas que não viajaram recentemente, nem tiveram contato conhecido com quem tenha viajado. Quatro estão sob investigação epidemiológica quanto à origem da infecção.

LEIA MAIS: Casos de Covid-19 no epicentro da variante Ômicron, na África do Sul, começam a cair

Publicidade

Os casos confirmados estão sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Os infectados relatam já ter recebido pelo menos uma dose de vacina. “Reforçamos as medidas de cuidado, ainda mais no período das festas de fim de ano”, destaca o diretor da DVS, Fernando Ritter.

Ministério da Saúde indica três casos no Estado

Embora somente em Porto Alegre o número de registros pelas autoridades locais já seja maior do que esse, o Ministério da Saúde registra três casos de infecção pela variante Ômicron no Rio Grande do Sul. Houve duas novas confirmações nessa quinta-feira, 23. Não há detalhes sobre os infectados. O primeiro caso no Estado foi o de uma moradora de Santa Cruz do Sul, que havia viajado recentemente para a África do Sul.

Em todo o Brasil, o ministério aponta 35 casos da nova cepa. Além dos registros no Rio Grande do Sul, são 20 em São Paulo, quatro em Goiás, três em Minas Gerais e dois no Distrito Federal. Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina têm um caso cada. Há ainda, segundo a pasta, 57 casos em investigação, sendo 23 no Rio Grande do Sul, 15 no Distrito Federal e 19 em Minas Gerais.

Publicidade

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Alegre

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.