A Prefeitura de Candelária publicou nota, na tarde desta quarta-feira, 4, em que avisa estar sem o sistema de gestão pública. Dessa forma, sofrem impactos serviços como a emissão de notas fiscais, pagamentos a fornecedores e acesso a informações nos portais do cidadão e da transparência.
A nota destaca que a situação é consequência da investigação aberta em 2023 pelo Ministério Público. Isso, porque o órgão apurou a atuação da fornecedora IPM. Essa empresa tinha contrato com o poder público há mais de 20 anos. Por isso, o Município obrigou-se a contratar outra empresa, por meio de licitação.
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Após alguns meses, a nova contratada teve seu contrato rescindido por problemas na prestação dos serviços. Em função disso, foi criada comissão técnica de avaliação. Esse grupo fez visitas a outras prefeituras e definiu pela empresa Thema.
Para a efetivação da nova contratada é necessária a prorrogação com a IPM, a fim de que sejam repassadas as informações. Esse pedido foi negado pela Justiça. Assim, a Prefeitura de Candelária recorreu para restabelecer o serviço prestado ao público. Ainda não tem resposta do recurso.
Pedido de desculpas
O Município não está sendo investigado pela operação do MP. Mas foi impactado pela apuração aberta contra a empresa, que prestava o serviço de gestão. “A administração municipal pede desculpas por eventuais transtornos, ao mesmo tempo em que reitera estarem sendo realizados todos os esforços para restabelecer a normalidade dos serviços”, complementa a nota.
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