Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

"Toda Vida Importa"

Prefeitura de Rio Pardo oficializa criação de departamento de bem-estar animal

Ato que oficializou o novo setor foi realizado ontem no Centro Regional de Cultura

A Prefeitura de Rio Pardo oficializou nessa quinta-feira, 5, a criação do Departamento de Bem-Estar Animal – Toda Vida Importa, que está vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca. A solenidade foi realizada no Centro Regional de Cultura e reuniu autoridades locais e defensores da causa no município, que celebraram a iniciativa e o momento simbólico.

Além da oficialização da criação do departamento, foi assinado o contrato da Prefeitura com a empresa que será responsável pela esterilização cirúrgica de caninos e felinos. A parceria prevê mais 840 castrações. 

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo registra maior alta no custo da cesta básica do Estado em maio, mostra boletim

Publicidade

Segundo elencado pelo Executivo, os objetivos do departamento são promover a conscientização sobre a importância do bem-estar animal; desenvolver programas de educação e treinamento para os tutores; fornecer assistência e apoio aos animais abandonados ou maltratados; e trabalhar em parceria com organizações não governamentais e outros órgãos públicos para promover o bem-estar animal.

Políticas públicas voltadas para a causa 

A representante da Associação Rio-pardense para Causa Animal (Arca), Jacqueline Rezes, salientou a dimensão do problema dos maus-tratos vividos pelos animais no município. “Estamos felizes que a causa animal está sendo notada. Estamos há quatro anos atuando pela ONG e buscamos diariamente sanar demandas”, disse. “O projeto de convênio para castração já tem proporcionado um avanço no controle e no abandono.”

Jacqueline acrescentou que a média é de três animais por pessoa em Rio Pardo, boa parte vivendo de maneira precária, em sofrimento ou situação de abandono. “Animal não é objeto. Ele precisa de cuidados. Não pode ficar amarrado, sem alimento adequado. E a conscientização da população é imprescindível para garantir os direitos deles.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Exposin voltará a ocorrer na Comunidade Evangélica em Sinimbu

O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Cícero Augusto Garcia, evidenciou a necessidade da criação. “​​A iniciativa nasce da crescente demanda por políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, refletindo o engajamento da população e das organizações não governamentais que atuam na causa. Por isso, o departamento vem para ser um parceiro, para cuidarmos juntos e formarmos uma rede de proteção.”

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Blanco, destacou ações do Legislativo em apoio à causa. “Fizemos destinação de emendas impositivas e criamos um projeto que visa a organizar um banco de mantimentos para pets. Com certeza, juntos, conseguiremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unidade de Saúde Central de Vera Cruz amplia horário de atendimento; confira

O prefeito Rogério Monteiro mostrou preocupação quanto à situação de abandono dos animais. “Precisamos terminar com isso. Mas para alcançar esse objetivo, vamos ter que levar assistência na saúde e alimentação para quem está em uma situação desfavorável com seus animais e precisa de ajuda para mantê-los de forma digna.”

Anúncios 

Na ocasião, o prefeito Rogério Monteiro anunciou a destinação de R$ 360 mil para construção de quatro quartos no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo. Já o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Cícero Garcia, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, falou sobre a abertura de licitação para aquisição de 306 novos contêineres para o município, ampliando de 294 para 600 na cidade.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.