Iniciou nessa quinta-feira, 25, a instalação das placas solares do sistema fotovoltaico junto ao pavilhão da Secretaria de Obras de Sinimbu. A instalação faz parte do projeto elaborado pela Prefeitura que prevê um investimento de R$ 1,34 milhões, buscando a geração de energia solar e a redução nas contas de luz do Município.
Além das placas que estão sendo instaladas junto a Secretaria de Obras, já ocorreu a instalação de placas no ginásio da Escola Nossa Senhora de Fátima, em Pinhal Santo Antônio. Conforme o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, também devem ser instaladas placas no Centro Administrativo Municipal, no Posto de Saúde de Pinhal Santo Antônio, no Posto de Saúde de Rio Pequeno e nas escolas Guararapes, em Linha Almeida, Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, e Criança Feliz, no centro de Sinimbu.
LEIA TAMBÉM: Vai instalar um sistema fotovoltaico? Entenda o que muda com a nova lei da energia solar
Publicidade
Com o investimento, o município busca reduzir os valores pagos em energia elétrica, através da geração da própria energia de forma renovável. Conforme a justificativa do projeto, a energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma alternativa viável de geração de energia renovável de baixo impacto ambiental, confiável e com alto valor tecnológico agregado.
No contexto de custos, a implantação de sistemas de microgeração de energia solar fotovoltaica se mostra um excelente investimento. Do ponto de vista conceitual, tem-se a fonte energética no local do consumo, evitando assim desperdícios de transmissão e distribuição de energia. Do ponto de vista financeiro, tem-se módulos fotovoltaicos com garantia de produção de energia de 25 anos com retorno do investimento médio em cinco ou seis anos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade