A população de Venâncio Aires terá mais facilidade para solicitar serviços da Prefeitura Municipal, de forma 100% digital e pela internet. Com o objetivo de agilizar os serviços, a Administração Municipal ampliou a utilização da Aprova, plataforma de gestão e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online, com o uso de inteligência artificial.
Para o secretário de Gestão e Governança, Tiago Quintana, além da praticidade e agilidade para a população, os processos digitais também impactam na rotina dos servidores. Quintana destaca que a modernização acompanha as melhores práticas de gestão, facilitando o planejamento das secretarias através de dados e relatórios fornecidos, diariamente, pelo sistema. “Vamos agilizar os processos dentro das nossas secretarias, como alvarás, certidões, licenças, que são demandas crescentes na nossa cidade, e permitir a desburocratização especialmente para o cidadão e empresário. Se hoje não é preciso ir ao banco para pagar uma conta, é inadmissível a obrigatoriedade de vir até a Prefeitura para protocolar um pedido ou acompanhar um processo”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Entenda o que muda com as novas regras de segurança para as chaves Pix
Publicidade
O criador da plataforma e CEO da Aprova, Marco Antônio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços digitais para a população, que está cada vez mais adaptada à tecnologia e possui uma rotina online consumindo serviços ágeis e confiáveis no setor privado. “A plataforma acelera o atendimento porque torna automático etapas que podem facilmente ser realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas e extravios, garantindo mais transparência ao requerente em todo atendimento”, conclui.
Na próxima sexta-feira, 4, ocorre o lançamento da Aprova, com convite aberto à comunidade. O evento será realizado de forma presencial, a partir das 9 horas, no auditório da Caciva, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 301, no Centro.
LEIA TAMBÉM: Estado anuncia isenção no pagamento das sementes da Safrinha
Publicidade
Como utilizar a plataforma
A Capital do Chimarrão é a 9ª cidade do Rio Grande do Sul que utiliza a Aprova para tornar os serviços mais eficientes. Nesta etapa de modernização, 52 serviços em diversas áreas já podem ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital no município. São eles:
Administração Geral
- Solicitação de Aditamento/Reequilíbrio
- Solicitação de Cancelamento de Itens
- Solicitação de Troca de Marca
Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
Publicidade
- Incentivo a Representante Oficial – Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
- Licença de Divulgação Promocional de Vendas e Serviços
- Licença para Eventos
- Solicitação de análise de viabilidade de ponto para instalação de Food Truck
LEIA TAMBÉM: Concurso com 6 mil vagas para professores é aberto na rede estadual; veja detalhes
Desenvolvimento Rural
- Solicitação – Programa Agropecuário de Inseminação Artificial
- Solicitação – Programa Municipal de Incentivo às agroindústrias familiares
- Solicitação – Programa Municipal de Reflorestamento – Fruticultura
- Solicitação – Programa Municipal de Reflorestamento – Mudas de Erva Mate
- Solicitação de Crédito – PROMAGRO
Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Publicidade
- Incentivo a Representante Oficial – Cultura, Esportes e Lazer
- Prestação de Contas PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)
- Prestação de Contas Suprimento Escolar – Emendas Impositivas
- Prestação de Contas Suprimento Escolar – Trimestral
- Solicitação de Espaço Parque do Chimarrão
- Solicitação passagens escolares e envio relatórios mensais
LEIA TAMBÉM: Governo federal lança Plano Safra de R$ 516,2 bilhões para agronegócio
Fazenda
- Pedido de Restituição ou Compensação de valores pagos indevidamente
- Pedido de Vinculação de certificado digital e-CPF ou e-CNPJ para emissão de NFS-e
- Solicitação de recebimento do prêmio – Nota Fiscal Gaúcha
Infraestrutura da Cidade
Publicidade
- Solicitação de Manutenção ou de Instalação de novo ponto de Iluminação Pública
Meio Ambiente
- Solicitação de Isenção de Licenciamento Ambiental
- Solicitação de redução da Taxa de Coleta de Lixo
LEIA TAMBÉM: Deputados aprovam 18 de junho como Dia Nacional do Orgulho Autista
Planejamento e Urbanismo
- Laudo de Marquise
- Licença de Construção
- Regularização com Compensação
- Solicitação Habite-se
- Solicitação consulta Prévia
- Solicitação de Numeração Predial
- Solicitação de Viabilidade de Instalação de Empreendimento
- Solicitação de Vistoria de Instalações Sanitárias
- Substituição de Projeto
Previdência
- Certidão Narratória para Professores
- Certidão de Tempo de Contribuição – CTC
- Pedido de Aposentadoria
- Pedido de Pensão
LEIA TAMBÉM: Inscrições para CNU 2025 começam nesta quarta-feira; veja tabela de cargos
Saúde e Vigilância Sanitária
- Licença Sanitária para Veículos de Transporte
- Solicitação de Renovação de Alvará Sanitário
Trânsito e Segurança
- Licença para Fechamento de Rua
- Solicitação de Cartão para Vaga Reservada
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!