A mobilidade urbana de Santa Cruz do Sul tem enfrentado desafios com o aumento do número de veículos circulando pelas ruas, especialmente nos conhecidos horários de pico, no início da manhã e no fim da tarde. Um dos principais gargalos ocorre no entroncamento das ruas Galvão Costa e Gaspar Silveira Martins, na altura do Estádio dos Plátanos, além de outros pontos críticos nas saídas da cidade, como nos cruzamentos da Rua Oscar Jost e nos da Avenida Paul Harris.
Nos horários de saída do trabalho, por exemplo, quem deixa a região próxima ao Parque da Oktoberfest pode levar cerca de 20 minutos para percorrer um trajeto de aproximadamente um quilômetro em direção ao Bairro Arroio Grande. Problemas também são registrados na Rua Thomaz Flores.
LEIA TAMBÉM: Viaduto do Arroio Grande é oficialmente inaugurado em Santa Cruz
Publicidade
Segundo o secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, a Prefeitura, junto à equipe técnica da pasta, está realizando estudos sobre esses pontos críticos. A intenção é elaborar projetos e apresentar soluções ao prefeito Sérgio Moraes e ao vice-prefeito Alex Knak ainda em 2025. Entre as alternativas avaliadas estão a ampliação de pistas, a implantação de sistemas inteligentes de mobilidade, a substituição de semáforos por rotatórias e a criação de novas vias. “O objetivo é não apenas planejar, mas também executar intervenções que melhorem o fluxo de veículos”, destaca Azevedo.
LEIA TAMBÉM: Nova onda verde, mão única e mais sinaleiras; veja mudanças no trânsito em Santa Cruz
A mudança mais recente no trânsito do município foi a inauguração do viaduto no Bairro Arroio Grande. Apesar de a estrutura ter melhorado o tráfego, alguns pontos ainda apresentam problemas. “O trânsito flui relativamente bem, mas há registros de retenção nas imediações da igreja, na Rua Espírito Santo, e nas proximidades do antigo posto de combustíveis, onde os semáforos causam lentidão nos horários de pico. Esses locais também estão sendo analisados para possíveis melhorias”, explica o secretário.
Publicidade
Desapropriações em andamento
Uma das medidas já em curso são as desapropriações para abertura ou alargamento de vias urbanas. “Há terrenos na região que pertencem ao município, e a Prefeitura avalia a possibilidade de abrir vias alternativas atravessando essas áreas. No entanto, em muitos casos será necessário discutir desapropriações, já que os terrenos públicos não são contínuos”, afirma Azevedo.
Segundo ele, essa discussão é inevitável para garantir a ampliação da malha viária e melhorar o tráfego. Apesar da burocracia envolvida, o município já realizou quatro desapropriações nos primeiros meses do atual governo. “Um exemplo é a região do viaduto do Arroio Grande, onde ruas foram alargadas por meio de desapropriações em pontos estratégicos, como esquinas e áreas próximas a comércios”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Vale tudo pela vaga de estacionamento em Santa Cruz
Publicidade
Novas intervenções também estão sendo preparadas na região do entroncamento entre as ruas Paul Harris e Manoel Antônio de Barros, com foco em melhorar o fluxo e aumentar a segurança no trânsito. A intenção da administração municipal é promover um “choque de melhorias” nos próximos três a quatro anos. “A meta é tornar Santa Cruz uma cidade com tráfego mais fluido e vias mais eficientes”, afirma o secretário.
Expansão urbana exige soluções
Outras regiões que também estão no radar da prefeitura são Linha João Alves e Linha Santa Cruz. Ambos os bairros passaram por uma grande expansão residencial nos últimos anos, o que exigirá adaptações na mobilidade urbana. Novas rotas de acesso e melhorias na pavimentação estão sendo consideradas para atender à crescente demanda por infraestrutura viária nesses locais.
A Prefeitura também planeja alterações no tráfego das ruas Senador Pinheiro Machado e Capitão Fernando Tatsch, que passarão a ter sentido único. A Rua Senador Pinheiro Machado terá o tráfego no sentido Centro/Bairro, no trecho entre a Rua Marechal Floriano e a Rua Carlos Trein Filho. Já a Capitão Fernando Tatsch será mão única no sentido Bairro/Centro, entre a Rua Carlos Trein Filho e a Marechal Floriano.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeitura vai implantar sentido único em duas ruas do Centro de Santa Cruz; confira
Essas mudanças devem ser implementadas conforme avançam as obras de revitalização do Calçadão da Marechal Floriano, uma vez que o trânsito na área central já está impactado pelas intervenções.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade