Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Prefeitura prevê novo concurso público para repor vagas de aposentados desligados

Foto: Lula Helfer

O secretário de Administração de Santa Cruz do Sul, Edemilson Severo, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 14, falou sobre a possibilidade de um novo concurso público no município a fim de repor as vagas que ficarão em aberto após o desligamento dos servidores municipais que estão aposentados pelo INSS. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu que a concessão de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social inviabiliza a permanência no cargo público.

Conforme o secretário, à medida que os contratos forem se encerrando, a administração municipal irá analisar a necessidade de nomeações, além de questões como estrutura, principalmente administrativa. “Nós vamos chegar a um momento, como no caso das atendentes da Emei, que nós não teremos mais banca de concursados. Na educação e saúde, por exemplo, onde o impacto é maior (é maior número de aposentados nessas duas áreas), nós vamos ter que buscar processos seletivos para cobertura desses postos, obviamente em caráter temporário”, disse.

LEIA MAIS: Tire dúvidas sobre o desligamento de servidores públicos aposentados

Publicidade

De acordo com Edemilson Severo, ainda está sendo estudado se serão feitos processos seletivos para cargos específicos, de forma isolada, ou um novo grande concurso público pra todos os cargos juntos. “É isso que se está analisando. Nós temos a necessidade de alguns cargos específicos e nós vamos precisar, daqui a pouco alguns processos seletivos já em andamento, principalmente em função da cobertura desses espaços que serão deixados à medida que os aposentados forem desligados.”

As primeiras demissões devem seguir um critério relativo à época da aposentadoria, no entanto, o secretário explicou que o decreto diz que servidores das áreas da Educação e Saúde podem permanecer um pouco mais, para evitar a descontinualização do serviço público. Pelo menos 585 pessoas devem deixar o quadro do Município nos próximos meses.

LEIA MAIS: Prefeitura dá início ao desligamento de servidores aposentados

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.