Em 2025, a Gazeta do Sul celebrou 80 anos reafirmando seu papel como um dos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Durante o ano, a conquista de prêmios e homenagens evidenciou o compromisso em informar os leitores e ouvintes com qualidade e responsabilidade. Entre os destaques, estão as distinções jornalísticas para reportagens especiais com temas relevantes para a sociedade em diferentes segmentos.
O presidente executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Sydney de Oliveira, destaca que a empresa, com 80 anos de história, tem como legado ser um agente de integração regional, com um trabalho sério, ético e comprometido com a verdade. E contribui decisivamente no desenvolvimento da sociedade, na formação da crítica pública e na defesa permanente dos valores democráticos do direito à informação e da liberdade de expressão.
“As premiações e homenagens recebidas ao longo do ano demonstram que o trabalho realizado por nossos colaboradores é fruto de dedicação, comprometimento e profissionalismo. Isso reflete a relevância da Gazeta na comunidade, bem como o propósito de produzir um jornalismo de qualidade e imparcial, contribuindo para uma sociedade mais justa e melhorando a vida das pessoas”, afirma.
Publicidade
LEIA MAIS: Repórter da Gazeta do Sul recebe prêmio da Adpergs
Na avaliação de Romar Beling, gestor de conteúdo multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações, as conquistas que os profissionais obtiveram ao longo do ano, em diferentes momentos, gratificam e estimulam a, cada vez mais, seguir com firmeza e convicção na missão de informar, de comunicar, de oferecer a leitores e ouvintes conteúdo relevante e de alta qualidade. “Naturalmente que um jornalista não escreve para ganhar prêmios, e sim para transmitir com a melhor eficiência e competência uma informação, um conteúdo, mas quando os prêmios vêm, são e devem ser muito comemorados”, afirmou.
Beling reiterou que a Gazeta obteve conquistas em concursos de destaque nacional, entre veículos igualmente referenciais, o que reafirma a importância da marca. “Estão de parabéns nossos colegas por essa distinção, e está de parabéns toda a equipe, que se orienta pelos mesmos princípios no jornalismo. Assim seguiremos, em 2026 e ao longo dos anos, compartilhando com o público leitor e ouvinte da Gazeta informação que se traduz em qualidade de vida para todos na comunidade.”
Publicidade
Destaque em premiações de jornalismo e homenagens
O ano foi marcado por prêmios jornalísticos e homenagens para o jornal Gazeta do Sul e a Rádio Gazeta FM 107,9, evidenciando o trabalho dos jornalistas do grupo de comunicação. Entre os destaques está o segundo lugar na categoria Sustentabilidade do Prêmio MPRS de Jornalismo 2025, concedido ao repórter e editor de Política e Economia Marcio Souza. A reportagem explorou a atuação da Promotoria Regional Ambiental do Vale do Taquari em busca de consenso para a resiliência climática do Estado diante das catástrofes de 2023 e 2024.

A Gazeta do Sul também conquistou o segundo lugar na categoria impresso no 12º Prêmio Adpergs de Jornalismo. No trabalho premiado, a repórter Vanessa Behling narrou como a atuação da Defensoria Pública faz a diferença na vida das mulheres atendidas.
LEIA MAIS: Jornalista da Gazeta do Sul é premiado pelo MPRS por reportagem sobre sustentabilidade
Publicidade
Vanessa também se destacou no Prêmio ADI/Excelência Editorial 2025 pela matéria Dependência virtual – Vício, perdas, desespero. Publicada na edição de 23 e 24 de agosto deste ano, a reportagem abordou a tragédia oculta das casas de apostas em jogos online. Mostrou como a promessa de dinheiro fácil e a romantização do jogo, impulsionadas por forte apelo em redes sociais e publicidade, esconde riscos graves, com relatos que incluem perdas financeiras e profissionais e até tentativas de suicídio.

A Gazeta do Sul ainda consagrou-se no 9º Prêmio Asdep de Jornalismo da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), no qual a jornalista Paula Appolinario levou o terceiro lugar na categoria Reportagem em Texto. Ela foi reconhecida pela reportagem Santa Cruz já registra mais de 650 casos de violência doméstica em 2025, publicada em 24 de março deste ano.
Já a Rádio Gazeta FM 107,9 recebeu o terceiro lugar no Prêmio de Jornalismo Setcergs 2025. Ela concorreu na categoria Rádio Destaque, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na cobertura do transporte rodoviário de cargas. Ao longo do ano, uma série de entrevistas abordou questões estruturais e econômicas relacionadas ao setor.
Publicidade
LEIA MAIS: Reportagem da Gazeta conquista Prêmio Asdep de Jornalismo
Reconhecimentos especiais
Como reconhecimento aos 80 anos da Gazeta do Sul, completados em 26 de janeiro de 2025, a empresa foi homenageada na 32ª edição da Comenda Rotária pela atuação na cobertura jornalística de Santa Cruz do Sul e da região central do Estado. O reconhecimento ocorreu no dia 8 de novembro, durante o Baile da Comenda, na Tap’s Festas e Eventos, promoção do Rotary Club Santa Cruz do Sul – Distrito 4680.
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), em sua anual e tradicional Festa dos Destaques, no dia 17 de dezembro, entre os homenageados, enalteceu o comentarista de basquete da Rádio Gazeta FM 107,9 e gestor de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen. Ele recebeu troféu de homenageado especial, tanto pela emblemática conquista da Liga Nacional de Basquete em 1994, atuando como ala-pivô da Pitt/Corinthians, quanto pelo conjunto da obra desenvolvida como atleta.
Publicidade
Quem também se destacou foi o “Professor Olímpico” Eleno Hausmann, apresentador do programa Grande Resenha, da Rádio Gazeta FM 107,9. O educador foi premiado pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge/RS) no prêmio Melhores do Ano, na categoria Comunicação. A distinção foi concedida pela contribuição, dedicação e relevância de Hausmann para o desenvolvimento do esporte universitário ao longo de 2025.
LEIA TAMBÉM: Jornalistas da Gazeta conquistam prêmios
Além disso, a Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (Ajesc) entregou à Gazeta Grupo de Comunicações o Destaque Parceiros do Empreendedorismo 2025. A vice-presidente da Ajesc, Silvana Silveira, destacou a parceria com o veículo de comunicação, que contribui na propagação das ações realizadas pela entidade.

Sobradinho
Pelo segundo ano consecutivo, o Jornal Gazeta da Serra é Jornal de Prata – Mídia Impressa. O título vem da oitava edição do Prêmio Adjori/Banrisul de Jornalismo, entregue durante o 62º Congresso dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul, em Uruguaiana.
Além da distinção do Troféu Jornal de Prata – Mídia Impressa, a Gazeta da Serra também conquistou o troféu de 1º lugar na categoria Reportagem – Mídia Impressa, com a reportagem Enchente histórica: um ano depois…, da jornalista Nathana Redin, repetindo a conquista do ano passado; e 1º lugar em Coluna – Mídia Impressa, com A maior casa do mundo, assinada pelo jornalista Romar Beling, gestor de conteúdo multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações.

O Jornal Gazeta da Serra obteve também Menção Honrosa de 3º lugar na categoria Projeto Gráfico – Mídia Impressa. O anúncio foi feito durante solenidade na noite de 6 de dezembro, em evento que reuniu gestores e profissionais da área da comunicação em Uruguaiana. O jornal foi representado durante o evento pelo diretor da Gazeta Sobradinho, Laerson Rigon.
LEIA TAMBÉM: Reportagem da Gazeta do Sul conquista prêmio na ADI
A premiação é uma iniciativa da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori/RS), com patrocínio do Banrisul. Tem por objetivo reconhecer, incentivar e premiar o talento e a criatividade dos profissionais e das empresas que contribuem para o aperfeiçoamento do jornalismo no interior do Estado, tornando-o de relevância para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuam. O 8º Prêmio Adjori/Banrisul de Jornalismo teve o apoio técnico e institucional da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Rio Pardo
A Rádio Rio Pardo FM 103.5 acumulou diversos prêmios e homenagens ao longo de 2025. Entre as conquistas está o de Rádio destaque escolhida pela opinião pública em Rio Pardo e Pantano Grande, entregue pelo Podiuns Pesquisa. Na mesma categoria, recebeu o primeiro lugar no prêmio da Tallento’s Pesquisas e Publicidade e da Tchê Pesquisas e Publicidade.
A rádio ainda foi agraciada com o troféu de Melhores do Ano 2025 do Rotary Club de Rio Pardo – Distrito 4680. Além disso, o comunicador Luiz Carlos Gama Figueiró foi homenageado pela vereadora Marciele Rosa, reconhecendo-o como o radialista mais antigo em atividade no município. Também foi evidenciado o fato de que Figueiró e seus colegas são porta-vozes das demandas do povo, levando informação à comunidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!