O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizou, neste fim de semana, a 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. O evento, ocorrido em Osório, contou com diversas atrações e desafios para as concorrentes aos títulos de Prenda Adulta, Juvenil e Mirim. Duas prendas representantes da 5ª Região Tradicionalista (RT) foram eleitas no concurso.
Na categoria Juvenil, Amanda Kothe Bartz, de 17 anos, representante do CTG Lanceiros de Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, conquistou o título de 2ª Prenda Juvenil do Estado. Já na categoria Mirim, Olívia Duarte Rocha, de 10 anos, representante do CTG Sinuelo da Liberdade, de Encruzilhada do Sul, conquistou o título de 3ª Prenda Mirim do Estado.
LEIA MAIS: “Santa Cruz se consolida no tradicionalismo gaúcho”, diz secretária de Turismo
Publicidade
O concurso, que exige anos de preparo das candidatas, envolveu diversas etapas, como prova escrita, mostra folclórica e apresentação artística. Ao todo, 24 candidatas participaram na categoria Mirim e 26 na categoria Juvenil. A partir de agora, as prendas percorrerão o Estado, divulgando a cultura gaúcha e promovendo eventos organizados pelo MTG.
A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa, falou sobre a emoção do feito histórico e inédito. “É uma satisfação muito grande estar trazendo esses dois títulos, porque sabemos as dificuldades que as meninas enfrentam”, afirmou em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM.
Ainda conforme Marisa, as meninas representarão todas as prendas a nível de Estado e desenvolver projetos culturais, fortalecendo a participação da juventude dentro do movimento gaúcho. (Colaboraram Jaime Fredrich e Expedito Engling)
Publicidade