O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, evidenciou durante o 53º Festival de Cinema de Gramado a capacidade do audiovisual em atrair turistas. Na avaliação do responsável pela autarquia, o cinema é fundamental para promover o Brasil no exterior e ao setor turístico, responsável por 8% do produto interno bruto (PIB) nacional.
Conforme Freixo, 100 milhões de pessoas no mundo viajam para algum ponto turístico viajam influenciados por algum filme ou série que assistiram. Mencionou ainda um estudo no qual consta que 44% dos americanos escolhem o destino turístico a partir do audiovisual.
LEIA MAIS: Carreira de Rodrigo Santoro é celebrada na abertura do Festival de Cinema de Gramado
Publicidade
“Em outra pesquisa mais recente consta que dois terços das pessoas que viajam para outro país se influenciam por uma série ou por um filme que assistiu. Então, é evidente que há uma relação entre a produção cinematográfica, a imagem do Brasil e a possibilidade das pessoas quererem conhecer esse Brasil”, afirmou.
Entretanto, o presidente da Embratur destacou a necessidade dispensar em qual a imagem do País está sendo vendida no exterior. E isso, segundo ele, passa pelo audiovisual e pela própria Embratur.
LEIA TAMBÉM: Homenageado no Festival de Gramado, Rodrigo Santoro fala sobre o prestígio ao cinema brasileiro
Publicidade
Na visão de Freixo, a autarquia, criada há 60 anos, colaborou na construção de um estigma que espalhou-se pelo mundo afora por décadas. “A imagem do Brasil era muito atrelada, por exemplo, às mulheres exóticas. A criação da Embratur coincide com o período de investimento em motéis e de investimento no crescimento da propaganda das mulheres. Essa era a promoção do Brasil de que nós nos libertamos”, apontou.

Em entrevista à Gazeta do Sul, Freixo destacou o protagonismo do Rio Grande do Sul neste novo contexto em que o cinema torna-se uma peça chave para o turismo. Sobretudo, pelo fato de que é o estado com maior número de Film Commissions, organizações voltadas à atrair e facilitar a gravação de conteúdo audiovisual nos municípios.
LEIA TAMBÉM: Concurso interativo: vote em curta santa-cruzense que participa da mostra universitária no Festival de Gramado
Publicidade
O presidente da Embratur foi informado de que Santa Cruz do Sul está entre as cidades gaúchas que contam com a iniciativa, além de possuir o Polo Audiovisual. Para Freixo, esta consolidação é muito importante e contribui para que o Brasil se torne um grande cenário das produções cinematográficas.
“É assim no mundo inteiro. Vários países estão investindo na relação do polo audiovisual com o turismo. E temos tudo para que dê certo no Brasil”, afirmou.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!