A 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promoveram, na quarta-feira, 9, no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, a aula inaugural do projeto Escola de Gastronomia Social, que tem como foco a qualificação profissional de apenados com atividades teóricas e práticas.
O curso terá duração de seis meses, com duas aulas semanais, no turno da noite, totalizando 150 horas. Ao todo, são 20 vagas destinadas aos detentos da unidade que possuam ensino fundamental completo ou estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul recebeu quase 10 mil migrantes em cinco anos; veja dados da região
Publicidade
As atividades serão realizadas nas salas de aula e cozinha do Presídio e contarão com oficinas participativas, demonstrações culinárias, rodas de conversa, práticas dirigidas, análise de casos e elaboração de materiais coletivos. Serão trabalhados pontos importantes como o aprimoramento dos processos de armazenamento, porcionamento e produção da comida servida na unidade prisional.
Além de contribuir para a reabilitação e reintegração de pessoas privadas de liberdade, fortalecendo habilidades e competências profissionais por meio do trabalho desenvolvido na gastronomia, também faz parte do projeto a produção de um caderno de receitas e um manual de boas práticas culinárias, que será construído com os participantes do curso e poderá ser replicado em outras unidades prisionais, ampliando o impacto dessas ações.
LEIA TAMBÉM: Transporte coletivo de Santa Cruz tem novas linhas e horários a partir desta segunda; veja
Publicidade
Participam da organização, o coordenador do projeto e professor de gastronomia da Unisc, Everton Luiz Simon, docentes da Universidade, integrantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsistas de extensão, técnicos de cozinha, agentes penitenciários e profissionais da 8ª DPR.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade