As obras de pavimentação de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz, estão em estágio avançado e já se aproximam da conclusão do trecho um, de 3,2 quilômetros. Os dados da Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito mostram que 2.932 metros já estão prontos, enquanto os 268 metros restantes estão em fase de finalização das canchas para receber o assentamento dos blocos de concreto intertravados (PVS). Essa primeira etapa foi viabilizada por meio do programa Pavimenta RS, do governo do Estado.
LEIA MAIS: Governador vistoria obra de pavimentação da VRS-847 em Vera Cruz
Já o trecho dois, de 2 quilômetros, será executado com verba de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes (PL) e recursos próprios do Município. Para reduzir os custos e aumentar a extensão beneficiada, a Prefeitura adotou uma forma de trabalho conjunta: os servidores fazem a drenagem do solo e preparação das bases, e a vencedora da licitação trabalha somente na colocação dos blocos. A Cesar Luis Stumm Ltda. é a empresa responsável pelos dois trechos.
Publicidade
Conforme o titular da pasta, Maiquel Aretz, o novo pavimento já chega na altura da Escola Municipal Jacob Blész e prossegue normalmente. Isso porque no primeiro trimestre deste ano houve dificuldade para obtenção de PVS no mercado, o que resultou em um andamento mais lento do que o esperado. Além disso, por se tratar de uma obra externa, as condições climáticas adversas também provocam impactos. O custo total para concluir o calçamento dos 5,2 quilômetros será de R$ 2,3 milhões.
LEIA TAMBÉM: Obras na ERS-244 ganham novo fôlego com recursos
A VRS-847 tem 12 quilômetros de extensão e liga Vera Cruz, por Linha Henrique D’Ávila, até Albardão, em Rio Pardo, pelo interior dos dois municípios. A pavimentação foi iniciada em 1993, durante o governo de Alceu Collares, mas nunca foi concluída, uma situação que pode ser verificada em diversas outras estradas vicinais.
Publicidade