Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

NOVO MODELO

Processo para implantação de escola cívico-militar em Santa Cruz do Sul avança

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

Previsão é implantar o novo formato na Santa Cruz até o início do ano letivo de 2022

Mais um passo foi dado para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. A aprovação do acordo de cooperação técnica, entre Ministério da Educação e o governo estadual, foi publicada no Diário Oficial da União, na quinta-feira, 21.

O deputado federal Marcelo Moraes (PTB), vice-líder do governo na Câmara, revelou em entrevista à Rádio Gazeta que o governo estadual terá um período para se organizar até a adoção do modelo, previsto para o início do próximo ano letivo. A primeira a ter o formato implementado no Estado foi a Escola Municipal de Educação Básica Alberto Santos Dumont, em Sapucaia do Sul, no início do mês.

LEIA MAIS: Aprovada adesão da Escola Santa Cruz ao modelo cívico-militar

O governo estadual fará a compra dos uniformes e a seleção dos militares da reserva que irão atuar no programa e orientação aos pais durante as matrículas sobre o sistema adotado. A iniciativa tornou-se viável por conta de uma emenda da deputada estadual Kelly Moraes (PTB). “O governo federal informou que os estados teriam que aumentar a contrapartida. A emenda da deputada viabilizou a adesão do governo estadual, já que o valor repassado por ela vai custear a diferença”, explicou o deputado.

Conforme Moraes, a direção revelou que a procura de pais com a intenção de matricular os filhos na escola cresceu bastante após a confirmação da implementação do Pecim. “Será a primeira em Santa Cruz. Mas nada impede que o programa seja implantado em outras escolas mais adiante, conforme a procura. A escola cívico-militar é um pedido da comunidade”, frisou.

Qual é o objetivo?

O Pecim tem o objetivo de reduzir a violência, a repetência e a evasão escolar. A estratégia é pautada na transmissão de valores, como civismo, disciplina e coletividade. A intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, e estimular a participação dos jovens na sociedade como cidadãos, conscientes do papel que podem desempenhar. O planejamento é implantar o Pecim em 216 escolas em todo o Brasil até 2023.

LEIA MAIS: O que muda se a Escola Santa Cruz for transformada em cívico-militar

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.