Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

cultura

Procissão das Criaturas já prepara evento de 2022

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

Milhares de pessoas participaram da última edição da procissão

Um dos eventos mais esperados a cada ano pelos fãs de cultura pop no Vale do Rio Pardo não será realizado em 2021. A Procissão das Criaturas, que teve sua última edição presencial em 2019, e no ano passado contou apenas com programação online, já projeta sua sétima edição em 2022 para agraciar o público, que questiona a respeito do retorno. Nos cinco eventos presenciais anteriores, mais de 43 mil pessoas estiveram presentes na feira e no desfile.

Para não deixar o período da festa passar em branco, a Procissão das Criaturas publicou na semana passada um vídeo, convidando os participantes a enviarem vídeos e fotos das edições anteriores. De acordo com o organizador do evento, Eduardo Dalla Costa, é só mandar o material através das redes sociais da Procissão das Criaturas, no Instagram ou no Facebook. A ideia é que o público relembre as fantasias e os personagens das edições passadas, valorizando as memórias mais marcantes. No ano passado, a proposta foi uma competição com envio de vídeos pela plataforma TikTok, que a organização decidiu não repetir neste ano.

Eduardo explica que a intenção é organizar um evento em família e com amigos, e que a decisão de não realizar as atividades neste ano ainda se deu em função da pandemia. “Levando em conta a proporção que teve em 2019, não tem como ter controle. Eram entre 20 e 25 mil pessoas no desfile. Não teria como atender aos protocolos de segurança, garantir uso de máscara e distanciamento, já que é um evento naturalmente de aglomeração. Prezamos por um evento familiar; então, manter ele para 2022 faz todo o sentido”, afirma. Para Dalla Costa, é uma chance de integrar a família no mesmo evento, com atrações para todas as idades, além de unir pais e filhos na escolha dos personagens para incorporar.

Publicidade

LEIA MAIS: Edição digital da Procissão das Criaturas recebe 80 vídeos

Desde a primeira edição, em 2015, que contou com 400 participantes, a festa sofreu grande evolução. A Procissão das Criaturas começou com a temática do Halloween, que hoje se tornou apenas um dos muitos assuntos dentro do universo temático do evento, que conversa com os elementos da cultura pop, como quadrinhos, animes, culturas populares brasileiras, culturas do exterior, folclore, personagens de livros, séries, filmes e games. Em 2017 surgiu a feira, um espaço onde lojistas e expositores podem vender produtos e serviços, além de contar com um palco com programação cultural, que inclui a presença de ilustradores e quadrinistas, apresentações de dança e teatro, contações de histórias, espaço k-pop e concurso de cosplay, entre outros.

Em 2018, a Gazeta Grupo de Comunicações se tornou um dos co-organizadores do evento, assumindo a realização da Procissão das Criaturas junto à produtora de eventos temáticos Dalla Costa Brothers. A empresa formada por Eduardo e pelos irmãos Gustavo e Bianca atua na organização e também aproxima a família através do evento.

Publicidade

Eduardo Dalla Costa atualmente ostenta o personagem permanente Kakashi, do anime Naruto, em todas as edições. “Esse evento mudou a minha vida e as minhas relações pessoais. Para mim não é só um projeto, me liga aos meus irmãos, à minha namorada, minha enteada e meu filho. Além de reunir a família e os amigos, é uma noite do ano em que você é espectador, mas também é a atração, pode sentir o carinho das pessoas, aceitar pedidos para tirar fotos.”

Um dos objetivos para o futuro é que o evento se torne uma referência estadual. “Aos poucos vamos conseguir isso, além de ajudar nossa cadeia produtiva, os restaurantes, hotelaria, bares, lojistas, trabalhadores autônomos, como maquiadores, e escolas de idiomas, porque o tema conversa com a cultura do inglês.”

Sem a realização da feira e do desfile em 2020 e neste ano, o apelo do público nas redes sociais é grande para que as atividades voltem a acontecer. Eduardo aponta que, com a pandemia, o turismo local e regional é uma grande tendência, e a realização anual da Procissão das Criaturas acaba se tornando uma opção de turismo permanente para a cidade, recebendo muitos visitantes de fora.

Publicidade

LEIA MAIS: Procissão das criaturas: um evento que não para de crescer

Empresas da região também podem apoiar o evento

A Procissão das Criaturas é um projeto cultural com apoio do Ministério da Cultura e está apto a receber recursos de empresas privadas, que depois podem abater esses valores do Imposto de Renda. Eduardo Dalla Costa enfatiza que o evento ainda precisa do apoio da classe empresarial. “A gente teve o cuidado de não fazer um convite neste ano, além da questão de segurança, em respeito a esse grupo que está se recuperando, voltando agora a ter um pouco mais de conforto para manter seu negócio. Mas precisamos, em conjunto, dessa parceria com a iniciativa privada.”

Empresários interessados em fazer parte do evento já podem entrar em contato pelas redes sociais da Procissão das Criaturas e pelo telefone (51) 9 8146 2726. Também está prevista novamente a realização do projeto Sem Doces ou Travessuras, em que entidades do município são beneficiadas por ações dentro da programação.

Publicidade

Participantes aguardam ansiosos pelo retorno

Para quem participa da Procissão das Criaturas, o período de espera pela próxima edição é de ansiedade. A gerente do Aquarius Hotel, Paula Kling Rodrigues, conta que ela e a filha, Renatta, de 12 anos, sempre participam da festa. “É toda uma programação para curtirmos o evento. A caminhada foi linda. As pessoas se dedicam mesmo para transformar o desfile na forma a que ele chegou. Estamos sentindo muita falta desse evento”, diz. Em 2019, ela estendeu a comemoração com um “dormidão” das criaturas, recebendo seis amiguinhas da filha em casa com ornamentação e comes personalizados após participar da festa. “Neste ano pretendemos novamente organizar algo, mas com certeza será algo pequeno, que não chega nem perto da emoção de participar da Procissão das Criaturas.”

Renatta e Paula aguardam próxima edição

LEIA MAIS: VÍDEO: assista a transmissão da Procissão das Criaturas

Segundo a proprietária da loja Festa & Fantasia, Hélia Maria Bergamaschi, nos 17 anos em que possui a empresa, a cada ano percebe que o Halloween é bastante comemorado na região. “Nossa loja trabalha com produtos de festa, fantasia e decoração e nessa época do ano se vê um crescimento, uma adesão cada vez maior. Sem dúvida, a Procissão das Criaturas agregou muito.” Participando desde a primeira edição, a lojista testemunhou o crescimento do evento. Ela avalia que a edição de 2019 foi um sucesso total e já planeja o retorno para 2022.

Publicidade

O diretor da Wizard, Walter Luiz Siedschlag, espera que na próxima edição a pandemia tenha chegado ao fim, sem uso de máscaras e distanciamento e voltando à vida normal. A escola de idiomas agrega, além do ensino da língua, a cultura do país. O Halloween, tradição forte nos Estados Unidos, é sempre tema de comemoração. “Com a Procissão das Criaturas, surgiu a ideia de aliar os dois eventos. Deixamos de promover o evento interno e passamos a participar da Procissão com nossos alunos, promovendo atividades abertas também ao público em geral.” Na última Procissão, a Wizard contribuiu com a decoração, instalou e coordenou a atração Casa da Bruxa e promoveu uma concorrida oficina do idioma élfico.

O proprietário da Chiquinho Sorvetes, Bruno Hercolin, também já projeta 2022. “Esse tipo de evento é muito sadio. O pessoal se prepara e fica na expectativa de fazer a fantasia, a maquiagem e desfilar. É uma festa muito democrática, porque é um evento livre, o que é sensacional.” Em 2019, a empresa foi patrocinadora da Procissão das Criaturas, participando do desfile com o boneco Chicão, que posou para fotos com o público, e a sorveteria recebeu a visita dos personagens da República dos Heróis.

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas toma conta da Marechal Floriano

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.