Os produtores de soja da região Centro Serra têm motivos para comemorar. A safra 2013/2014 apresenta uma das maiores rentabilidades por hectare de soja colhida dos últimos anos. Em média, serão 60 sacas por hectare. Já foram colhidas 55% das lavouras e a produção está sendo entregue em empresas que recebem o grão. O preço do produto é considerado bom pela grande maioria dos sojicultores.
Na região Centro Serra, a cultura da soja vem crescendo ao longo dos últimos anos, com destaque para os municípios de Estrela Velha, Passa Sete e mesmo Sobradinho, que possui 1.250 hectares com a cultura. Na última safra, foram colhidas cerca de 170 mil sacas do produto, número que deve aumentar em torno de 20% neste ano. O sucesso se deve a uma série de fatores: clima propício, correção de solo, aplicação de calcário, melhoramento genético e controle de pragas.
Esta modalidade produtiva do Centro Serra está recebendo cada vez mais incentivos para seu desenvolvimento. Os produtores podem contar com apoio de empresas especializadas, como a SC Cereais, que auxilia o agricultor desde o plantio até a venda do produto. Conforme o técnico agrícola da SC Cereais Darci Luiz Scussel, o controle e acompanhamento das lavouras foram fatores primordiais para o sucesso da safra. “Nosso maior problema foi o excesso de calor e o controle das pragas que ameaçaram o cultivo, como a lagarta, entre outras. Depois de levar um susto, por assim dizer, conseguimos fazer o controle da maneira mais correta”, explica.
Scussel explica que a qualificação dos produtores, que estão cada vez mais se especializando e adquirindo tecnologia, tem sido fator preponderante na qualidade da produção. “Conhecimento gera lucro e qualidade de ponta”, complementa.

