Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

cultura

Produções audiovisuais trouxeram R$ 10 milhões à região

Entre os trabalhos relizados na região e que tiveram grande visibilidade está o longa-metragem Infinimundo | Foto: Rodrigo Sales/Banco de Imagens/GS

Criada em 2022, a partir de um projeto de lei, a Santa Cruz Film Commission tem a finalidade de atrair e estimular a realização de produções audiovisuais (incluindo filmes, séries, novelas e comerciais) na região. Além de contribuir para que as paisagens se transformem em cenários de filmagens, a agência colaborou para a atração de R$ 10,3 milhões para a região, através de projetos ligados ao Polo Audiovisual local.

Entre os projetos que contaram com o apoio da Film Commission está o longa-metragem InfiniMundo. Filmada em Travessão Dona Josefa, interior de Santa Cruz, e Linha Rio Grande, interior de Sinimbu, a obra impactou diretamente a economia do município a partir da contratação de serviços de arte, maquiagem, hotelaria e restaurantes. 

LEIA TAMBÉM: Parque do Caracol é reaberto em Canela com novidades; veja

Publicidade

Além de ser exibido no 7º Festival Santa Cruz de Cinema, o filme esteve presente no Festival de Gramado (conquistando o troféu kikito de Júri Popular) e no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF 2024), o maior evento da sétima arte brasileira no Estados Unidos. E na telona, mostrou ao mundo as paisagens locais que deram vida à cidade fictícia de Bons Costumes.

A agência também deu apoio a seis curtas-metragens: O Pintor, A Névoa, Em Memória, A Falta que me Traz, A Balada de um Artista em Extinção, Toca e Quanto tempo leva pra queimar?. Contribuiu ainda com um reality show alemão, Race Across the World, uma produção do History Channel, Esquadrão UFO, e o documentário Educação Antirracista para a Globoplay e o Canal Futura. 

LEIA TAMBÉM: O adeus à ação: “Missão Impossível – O Acerto Final” está em cartaz em Santa Cruz

Publicidade

Com o intuito de apoiar essas produções, a agência oferece assistência aos produtores, auxiliando com informações sobre locais de gravação, logística e licenças, além de aproximá-los de profissionais locais. O trabalho envolve ainda intermediação com a Prefeitura e as secretarias municipais, facilitando a produção. 

Para impulsionar as gravações em Santa Cruz, a Film Commission mapeou potenciais do município, um trabalho que envolve também pesquisas históricas. No site da agência, há imagens, vídeos e informações de pontos turísticos (incluindo a Catedral São João Batista e o Parque da Oktoberfest), praças (Getúlio Vargas e Siegfried Heuser, por exemplo) e construções históricas (Casa das Artes Regina Simonis e o prédio onde está a Iluminura).

LEIA TAMBÉM: Exposição Ecos do Inconsciente vai trazer obras realizadas em oficina dentro do Caps

Publicidade

A iniciativa é alavancada com a participação em eventos voltados ao setor audiovisual do Brasil e da América Latina. Santa Cruz destacou-se como a única cidade do interior do Rio Grande do Sul a marcar presença como palestrante na programação do N2B – Fórum de Film Commissions, evento considerado estratégico para atrair produções.

No ano passado, o trabalho da Santa Cruz Film Commission foi reconhecido durante o 52º Festival de Cinema de Gramado. A agência recebeu o troféu de melhor cidade para filmar, o que evidencia a importância da iniciativa e os potenciais do município no setor audiovisual.

Objetivo é fortalecer o turismo e divulgar os atrativos dos municípios

Além de fomentar o setor audiovisual em Santa Cruz, a Film Commission tem elaborado ações para atrair turistas de todo o Brasil. A diretora, Natália Corrêa, ressalta que as paisagens vistas no cinema e na televisão se tornaram um importante agente para divulgar lugares, roteiros e empreendimentos, sobretudo em municípios do interior.

Publicidade

Uma das iniciativas planejadas é a instalação de placas em locações cinematográficas de Santa Cruz. Nelas, além de informações escritas sobre o lugar e o que foi gravado, haverá um código QR com acesso a um vídeo. E em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, está sendo elaborada uma rota cinematográfica com 60 pontos mapeados que já serviram para filmagens, seja para captação de imagens ou gravações de filmes.

LEIA TAMBÉM: 26ª Feira do Livro de Venâncio Aires será em setembro

A Film Commission também quer fortalecer o relacionamento com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no intuito de atrair investimentos para a cidade da mesma forma que já ocorre na Serra Gaúcha. Também estão monitorando editais para captação de projetos, estimulando ainda mais produções. Outra iniciativa futura é atrair as principais empresas de streaming (Globoplay e Netflix) para conhecer o município. 

Publicidade

Natália: proposta é atrair mais visitantes para a região

De acordo com Natália, o audiovisual é uma ferramenta poderosa de promoção territorial, despertando o interesse dos turistas que desejam conhecer de perto os locais de gravações.

Muitas produções, segundo a diretora, revelam locações pouco conhecidas, especialmente em áreas rurais. “Ao mostrar essas paisagens nas telas, o audiovisual valoriza o território e estimula o turismo rural, atraindo visitantes interessados em vivenciar a cultura, a culinária e a hospitalidade locais”, justificou.

Para ela, a presença de uma produção audiovisual faz com que os moradores passem a enxergar a cidade com outros olhos, redescobrindo sua riqueza cultural e ambiental. “O audiovisual, assim, contribui para atrair turistas e para fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade.”

Propulsor econômico

A diretora da Film Commission, Natália Corrêa, afirma que a agência atraiu diversas produções, gerando empregos diretos e indiretos, além de movimentar o turismo na cidade e o ramo de serviços. “Com isso, além de fomentar o audiovisual, contribuímos para o desenvolvimento econômico e turístico do município e da região.”

Com a exibição de trabalhos gravados em festivais internacionais, e outros premiados em importantes eventos, Santa Cruz do Sul ganha mais visibilidade fora do País. 

“Essas produções injetam recursos na economia local e ajudam a posicionar Santa Cruz como um polo de desenvolvimento audiovisual. Se já alcançamos isso em tão pouco tempo, o potencial de crescimento da Santa Cruz Film Commission no médio e longo prazo é enorme.”

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz quer fortalecer laços com a Alemanha; veja o que será feito

Caroline aponta os benefícios sociais e econômicos proporcionados para Santa Cruz e cidades vizinhas

A presidente da Associação Pró-Cultura (contratada pela prefeitura para fazer a gestão da comissão), Carolina Gottert Knies, observa que a agência alcançou patamares do setor audiovisual que eram completamente desconhecidos há poucos anos. Na sua avaliação, a Film Commission contribuiu na divulgação da cidade nacionalmente. 

“Acredito que a Film Commission é catalisador do conhecimento porque envolve múltiplas frentes: turismo, desenvolvimento econômico, patrimônio, história e a cultura em geral. É um projeto potente e necessário para nossa cidade.”

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.