A Secretaria da Fazenda do Estado prorrogou até 30 de abril o prazo para utilização do talão de produtor rural já impresso, modelo A4, para a emissão de Nota Fiscal nas operações internas. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), a decisão representa uma conquista da entidade, “resultado do diálogo com o governo estadual em defesa dos agricultores familiares”.
A prorrogação é válida exclusivamente para os produtores rurais que, nas operações internas, tenham obtido receita bruta inferior a R$ 360 mil em pelo menos um dos anos de 2023 ou 2024. A medida garante mais tempo para que os agricultores se adaptem às exigências da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), evitando prejuízos e dificuldades operacionais no período de transição.
LEIA MAIS: Nota eletrônica será obrigatória para todos os produtores rurais a partir desta segunda
Publicidade
Para a Fetag, a decisão reconhece as diferentes realidades do campo e a necessidade de uma transição mais justa e gradual, especialmente para a agricultura familiar, que enfrenta desafios relacionados à conectividade, acesso à tecnologia e capacitação. A federação agora espera a publicação do novo decreto estadual, que vai regulamentar oficialmente essa prorrogação, trazendo detalhes operacionais e a necessária segurança normativa para a aplicação da medida tanto pelos produtores quanto pelos órgãos fiscalizadores.
A Fetag orienta que os agricultores e agricultoras familiares procurem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de seus municípios, que está preparado para oferecer orientações, esclarecimentos e apoio técnico sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e demais procedimentos necessários.
A entidade considera que os sindicatos desempenham papel fundamental na disseminação de informações e no acompanhamento dos produtores rurais durante esse processo de adaptação.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade