Vestindo camisetas brancas, com o leão estampado no peito e nas costas a legenda “Nossas crianças longe das drogas”, 729 crianças realizaram na terça-feira a formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade ocorreu no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2023, o programa completa 25 anos no Rio Grande do Sul.
Promovida pela Brigada Militar, a iniciativa consiste em ações pedagógicas que são realizadas em escolas das redes municipal, estadual e privada. A prefeita Helena Hermany citou a importância do projeto. “Espero que vocês levem isso para toda a vida e sempre escolham o caminho do bem, conforme aprendem neste programa”, disse, dirigindo-se às crianças.

O líder do governo na Câmara, Henrique Hermany, emocionado por prestigiar a formatura da filha, Lívia, de 10 anos, elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar o comando da Brigada Militar pela condução do projeto, os parceiros e os pais que se fazem presentes. Que bom que a gente pode participar de um evento como este, em que as crianças fazem uma promessa de vida, e que nós, enquanto pais, podemos nos orgulhar de nossos filhos, que tiveram um bom caminho também graças a esse projeto”, afirmou.
Publicidade
Na ocasião, alunos premiados no concurso de redações receberam medalhas. Entre eles estava Rayana de Jesus Oliveira, de 10 anos, da Escola Municipal Bom Jesus. Acompanhada pela professora Loreci Maria de Oliveira, ela foi condecorada com o primeiro lugar. O secretário nunicipal de Educação, Wagner Machado, também prestigiou a formatura.
LEIA TAMBÉM: Ato simbólico no Palacinho marcará a passagem do 7 de Setembro
O programa
O Proerd é desenvolvido por policiais militares voluntários em todo o território nacional desde 1992. No Rio Grande do Sul, ele foi iniciado em 1998, completando 25 anos em 2023. Em Santa Cruz do Sul, o programa foi implantado em 2001 e já atingiu 22.927 crianças. As escolas do município atendidas pelo Proerd são as Emefs Rauber, Frederico Assmann, Bom Jesus, Dona Leopoldina, Christiano Smidt, São Canísio, Guido Herberts e Luiz Schroeder.
Publicidade